O prefeito ACM Neto anunciou na manhã desta terça-feira (5/2), em coletiva no Palácio Thomé de Souza, os novos integrantes do primeiro escalão da gestão municipal.
O vice-prefeito Bruno Reis assume a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), em substituição a Almir Melo. Dois vereadores se licenciam dos cargos para assumir um cargo no Executivo: Rogéria Santos assume a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), em substituição a Cristina Argiles; e Felipe Lucas é o mais novo titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), no lugar de Marcus Passos.
O deputado estadual agora licenciado e ex-vereador Leonardo Prates estará à frente da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), substituindo Isnard Araújo, que volta a exercer mandato na Câmara municipal. Vale lembrar que no fim do ano passado, em substituição a Geraldo Júnior, já havia tomado posse o secretário municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), Alberto Pimentel, também presente na cerimônia de hoje.
Além desses titulares de pastas, ACM Neto também anunciou que o ex-deputado estadual Luciano Ribeiro assumirá a função de secretário particular do Gabinete. O prefeito, que agradeceu aos antigos secretários pelo trabalho nos últimos dois anos, informou que algumas mudanças ainda serão anunciadas no segundo escalão de governo, que serão anunciadas em breve.
Confira o perfil dos novos titulares do secretariado municipal.
Bruno Reis - Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra)
Formado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), com pós-graduação em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de mestrado em Desenvolvimento e Gestão Social pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Bruno Reis é o atual vice-prefeito da cidade, eleito em 2016 junto com ACM Neto.
Já foi assessor da Câmara de Vereadores, da Câmara Federal (ao lado de ACM Neto, quando o atual prefeito era deputado) e exerceu por duas vezes o mandato na Assembleia Legislativa da Bahia, tendo recebido prêmios de destaque parlamentar pela imprensa e exercido a função de líder da oposição. Fo
i também secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza no primeiro mandato da atual gestão municipal, trabalhando na elaboração e desenvolvimento de programas importantes, como o Primeiro Passo.
Leonardo Prates - Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps)
Mais conhecido como Leo Prates, é engenheiro eletricista por formação, com pós-graduação em Administração pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Foi vereador de 2013 a 2019, exercendo, durante o mandato, a presidência da Câmara Municipal no biênio 2017/2018.
Em 2018, foi eleito deputado estadual, se licenciado para assumir a Semps. Antes, Leo Prates já tinha grande militância partidária, inclusive atuando como secretário-geral do Diretório Central do Estudantes da Ufba. Foi assessor de ACM Neto quando o prefeito era deputado federal.
Rogéria Pereira dos Santos - Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ)
Advogada, foi eleita vereadora de Salvador para a legislatura que começou em 2017 e segue até 2021, se licenciando do cargo para assumir a nova função, a convite do prefeito ACM Neto. Possui MBA em Administração Pública, pós-graduação em Política de Assistência Social, além de ser radialista.
Foi ativista humanitária na África por 14 anos, com auxílio direto e indireto a mais de 20 mil pessoas. Elabora e coordena projetos sociais e milita em prol dos direitos humanos, inclusive das mulheres, crianças e adolescentes.
Felipe Lucas - Ordem Pública (Semop)
É formado em administração, com MBA e curso de extensão em Toronto, no Canadá. Foi eleito vereador em 2016, se licenciando do cargo para assumir a secretaria a convite do prefeito ACM Neto. Fez carreira na iniciativa privada, quando recebeu o convite para ingressar na vida pública e assumir a chefia de gabinete da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em Recife e Brasília.
Em 2012, foi nomeado chefe de gabinete da então Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Defesa Civil, que tinha Paulo Fontana como secretário, ajudando na elaboração e desenvolvimento de projetos importantes como o Casa Legal e o Morar Melhor. É conhecido por incentivar eventos esportivos e atletas em início de carreira.