Bahia / Política / Segurança

Mais de 25 mil policiais fazem a segurança das eleições na Bahia

Haverá policiamento nas proximidades dos 9.576 locais de votação

O segundo turno das eleições 2018 acontece neste domingo (28/10) com uma operação especial preparado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), com mais de 25 mil policiais militares e civis.

Montado a partir das 7h a 100 metros dos quase dez mil locais de votação em todo o estado, o esquema seguirá os mesmos moldes do primeiro turno.

O patrulhamento realizado pela Polícia Militar será ampliado nas áreas onde foram registradas ocorrências durante o primeiro turno, no último dia 7 de outubro.

Além da prevenção e combate a crimes eleitorais, os policiais também realizarão a escolta de urnas até as zonas eleitorais para garantir a inviolabilidade. Também ficarão responsáveis pelo encaminhamento de presos em flagrante para as Delegacias Territoriais e Polícia Federal.

Ao final da votação, às 17h, todo material usado pelos eleitores e mesários será escoltado para os polos de informática, cartórios eleitorais, locais de apuração e transmissão de resultados.

Pela Polícia Civil, os departamentos de Inteligência (Dip), de Polícia Metropolitana (Depom) e de Polícia do Interior (Depin) atuarão em regime especial com efetivo formado por delegados titulares, coordenadores regionais, escrivães e investigadores, além de unidades especiais.

O Centro Integrado de Comando e Controle, instalado no Centro de Operações e Inteligência, situado no CAB, acompanhará todo o esquema através do videomonitoramento.

Reforço policial

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, solicitou reforço à Polícia Militar “para garantir a ordem e a segurança” no município, desta sexta-feira (26) até o domingo (28), data em que se realiza o segundo turno das eleições 2018.

Em documento enviado ao comandante da 52ª CIPM, major Fabrício Oliveira Silva, a prefeita pede atenção especial para a região de Vilas do Atlântico onde, na noite desta quinta-feira (25), homens armados promoveram arrastão e levaram pânico ao comércio local. Os assaltantes roubaram celulares e ameaçaram clientes.

A prefeita destaca que a solicitação visa prevenir outras ocorrências semelhantes e garantir “que tudo aconteça na perfeita harmonia”.