Imóveis

Como usar espelhos para fazer o espaço parecer maior do que é

Veja dicas de como utilizá-los da melhor maneira

Foto: pxhere/Creative Commons
O espelho é capaz de gerar sensação de amplitude quando utilizado da forma correta
O espelho é capaz de gerar sensação de amplitude quando utilizado da forma correta

Na arquitetura, um dos poucos itens que é unanimidade entre os profissionais é o espelho como parte da decoração. Esse objeto é capaz de mudar totalmente a visão de um ambiente.

O espelho é capaz de gerar sensação de amplitude quando utilizado da forma correta para compor o décor, além de deixar o cômodo mais elegante e bonito.

O item pode ser utilizado em qualquer tipo de decoração e ambiente seja grande ou pequeno, basta adequar o melhor tipo de espelho com a moldura ideal – se necessária – com o local da instalação.

Além disso, espelhos com cores e texturas diferentes podem ser usados também em qualquer ambiente, já que eles se adaptam muito bem à decoração. A opção varia de acordo com o gosto do morador e o estilo de decoração seguido.

Há várias opções de modelos de espelhos no mercado: quadrado, redondo, retangular, com ou sem moldura e até com texturas. E as formas de instalá-los também são variadas desde utilizar uma parede inteira, apenas uma parte, encostado entre o chão e a parede ou até combinando com outros espelhos ou itens decorativos, basta encontrar a melhor forma para cada ambiente.

Espelhos para ampliar o ambiente

Os espelhos podem ajudar a dar a sensação de ampliação de um ambiente e isso pode ser feito em qualquer local, seja na sala, quarto, banheiro, lavabo ou até na cozinha.

Uma técnica muito utilizada é preencher uma parede inteira do ambiente com o objeto, conseguindo assim a sensação de amplitude. Esse recurso é muito utilizado na sala de estar e de jantar. Mas é necessário tomar cuidado ao fazer isso, pois espelhos demais podem carregar o ambiente e, sem contar que ele duplica aquilo que reflete, por isso a área pode ficar poluída também.

Se preencher uma parede inteira com um único espelho não for a escolha do morador, outra dica é pendurar vários espelhos pequenos, tanto horizontais quanto verticais, formando assim um conjunto de espelhos que cumprem com o seu papel e ainda deixam um clima mais descontraído à decoração.

Aqui as molduras são mais do que bem-vindas, pois elas vão dar um charme especial. Por isso aposte em molduras bonitas e que vão chamar a atenção, pode-se usar cores neutras ou mais chamativas.

Esse tipo de técnica é mais usada na sala de estar, sala de jantar e quartos, já que possuem um espaço mais amplo para essa finalidade. Mas peças grandes também podem ser utilizadas na cozinha ou em banheiros e lavabos.

Além de deixar o ambiente visualmente maior, os espelhos geram profundidade o que acaba valorizando a área como um todo.  

Decoração com espelhos

Um ponto importante a ser observado antes da instalação de espelhos é saber se bate sol em algum cômodo, porque a luz natural será refletida e com isso, novos pontos de luz acabam sendo criados aumentando a iluminação geral do ambiente.

A luz artificial também é refletida, por isso é necessário prestar atenção à posição das luminárias para que elas não fiquem muito expostas, pois essa reflexão pode ser incômoda aos olhos.

Espelhos são ótimos para serem utilizados no hall de entrada ou corredores. Esse recurso não ocupa muito espaço, pode ser útil no dia a dia para retoques finais antes de sair de casa e ainda dá vida ao local. A dica aqui é utilizar espelhos de qualquer formato com uma moldura bem bonita e charmosa.

É importante lembrar que ambientes com o pé-direito alto acabam sendo valorizados com espelhos verticais, enquanto os que tenham o pé-direito mais baixo, a melhor opção são os espelhos horizontais.

Espelhos podem trazer um toque de modernidade ao mesmo tempo em que valorizam as peças ao redor. Para conseguir um clima mais vintage, aposte nos modelos mais redondos e que tenham uma moldura mais retrô. Para decorações mais clássicas, uma boa dica é utilizar molduras douradas ou talhadas em madeira. Já para os estilos mais contemporâneos, há várias opções de formatos de espelhos com as mais variadas molduras também.

Vale ressaltar que os modelos de espelhos que dispensam molduras, geralmente, deixam o ambiente mais moderno e despojado e é ideal para quem quer uma decoração mais contemporânea.

Os espelhos também podem sair das paredes e fazer parte dos móveis. Pode-se utilizar nas portas de armários em banheiros abaixo da pia e logo acima da bancada também para conseguir o efeito de amplitude no espaço que, geralmente, é pequeno.

Nos quartos, uma boa opção é instalá-los nas laterais da cabeceira ou na cabeceira completa conseguindo assim a sensação de amplitude também, mas, além disso, para refletir a luz que vem da janela aumentando a luminosidade do ambiente.

Na cozinha, espelhos podem ser utilizados de forma mais decorativa, mas também podem ser instalados nas portas dos armários. Assim como na sala de jantar, caso tenha um aparador.

Já o lavabo aceita recursos mais ousados, porque, geralmente, não é tão utilizado no dia a dia. Aqui se pode soltar a criatividade e imaginação e compor um décor que foge do tradicional, como colocar o espelho em outra parede e não deixar alinhado com a pia, que é o mais comum.

Além de refletir luminosidade como citado anteriormente, os espelhos também acabam refletindo outros móveis e isso deve ser avaliado na hora da instalação dos objetos. É importante tentar direcionar o espelho para as peças que merecem destaque em cada cômodo.

Uma dica é utilizar o espelho para alongar o ambiente, por exemplo, posicioná-lo de forma que pareça que a mesa na sala de jantar ganhe continuidade no espelho é uma ótima forma de dar a impressão de profundidade ao ambiente.

Sem contar que uma mesa com belas cadeiras deixam o ambiente mais elegante e com a sensação de amplitude. Uma boa dica é apostar nas cadeiras eames que ficam ótimas para a estética do ambiente e ainda são muito confortáveis.

Os espelhos podem ser grandes aliados na hora de decorar a casa e podem fazer diferença no ambiente, por isso é importante prestar atenção aos detalhes e usar os espelhos a favor da decoração.