Alberto Oliveira

Mais de 3 mil vagas de empregos desaparecem no turismo baiano

A Bahia fechou 956 postos de trabalho no mês do São João


A hotelaria é um dos segmentos mais afetados - Foto: Leiamais.ba

3.148 vagas de trabalham desapareceram no setor de turismo baiano, entre dezembro de 2017 e junho deste ano, o pior resultado entre os estados nordestinos.

Os dados são da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e da Fecomércio-BA, com base em informações do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

A Bahia fechou, no mês do São João, 956 postos de trabalho nos segmentos de hospedagem, alimentação, agências de viagens, locadoras de veículos, serviços culturais, entre outros.

No Nordeste, apenas o Ceará registrou crescimento do emprego em junho (479).

Na Bahia, muitos empreendimentos passaram para a informalidade, "devido à alta carga tributária e à excessiva burocracia estatal”, de acordo com análise do coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-BA, José Manoel Garrido.

***

De volta ao consumo
O consumo das famílias baianas voltou a crescer, em agosto (2,5%, e 14% comparado com igual mês de 2017), após 2 meses de queda provocada pela greve dos caminhoneiros.

É o que mostra o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurado pela CNC e Fecomércio-BA.

***

Em 4 municípios
Em campanha pela reeleição, o governador da Bahia, Rui Costa, esteve neste domingo (26/8), em Cruz das Almas, onde destacou a recuperação do atracadouro Porto do Cajá, que vai beneficiar mais de 46 mil pessoas dos municípios de Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus e Maragogipe.

Depois foi a Governador Mangabeira, Muritiba e Conceição de Feira.

***

Ex na ativa
Segundo o deputado federal Bacelar (Podemos), o presidente Michel Temer "virou um ex-presidente em atividade".

***

Na linha de frente
Inteligência artificial passou a ser prioridade para o Departamento de Defesa nos Estados Unidos.

Em memorando para o presidente Donald Trump o secretário de Defesa, Jim Mattis, "implorou", de acordo com o New York Times, que fosse criada uma estratégia nacional sobre o assunto.

***

Mais pessoas e mais velhas
O Relatório ONU Perspectivas da População Mundial prevê que a população mundial passará dos atuais 7,6 bilhões para 11,2 bilhões em 2100.

A expectativa de vida também aumentará, de 65 anos, em média, em 1990, para 83 anos em 2100.

***

A esperança
Geraldo Alckmin, candidato do PSDB à Presidência da República, espera que a propaganda eleitoral na TV seja capaz de desatolar o trem de sua campanha, por enquanto firmemente preso ao brejo.

***

Dos males, o menor
Saiu barata a multa aplicada pela Justiça ao candidato do DEM ao governo da Bahia, José Ronaldo, por campanha eleitoral fora do prazo: R$ 15 mil. 

O pedido da ação chegava a R$ 150 mil.

***

Ficou famoso
O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), foi o mais citado neste domingo (26), no País, mas por um mau motivo: uma agência contratou influenciadores na Internet para fazer propaganda do petista nas redes sociais, camuflada de opinião, prática expressamente vedada pela Justiça eleitoral.