Os 1.558 quilos de cocaína apreendidos no município de Barcarena, região nordeste do Pará, tinham como destino países da Europa e estão avaliados em R$ 150 milhões, segundo a Polícia Federal (PF). A maior apreensão de drogas já registrada no Estado ocorreu na Vila dos Cabanos, distrito de Barcarena, na noite de sábado (25).
A operação policial estava em andamento havia um mês, informou a PF, com apoio do DEA, o departamento de combate ao tráfico internacional de drogas dos Estados Unidos. Duas pessoas foram presas – um paraense e um surinamês - na casa onde a cocaína estava guardada.
Duas caminhonetes usadas para levar a carga até a embarcação também foram apreendidas. A PF investiga a origem da droga. Os presos estão à disposição da Justiça.
O município de Barcarena está integrado à Região Metropolitana de Belém e fica a cerca de 80 quilômetros da capital. Próximo do distrito de Vila dos Cabanos, local da apreensão, está o porto de Vila do Conde, um dos maiores polos de exportação de minério do Norte do Brasil.