Alberto Oliveira

Bahia lidera ações por atraso no pagamento de condomínio

1.326 ações foram protocoladas no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) somente em junho, de acordo com o Secovi-Sindicação da Habitação.

Houve redução de 5,7% comparada com maio deste ano, mas aumento foi de 57,5% em relação a junho de 2017.

O Rio de Janeiro registrou 7.170 ações nos primeiros seis meses de 2018, aumento de 3,59% comparado ao mesmo período de 2017.

Já a região metropolitana de São Paulo possui o menor índice: em seis meses foram protocoladas no TJ-SP 5.886 ações judiciais referentes a cobranças condominiais, queda de 2,9%.

***

A indústria respira
A indústria recuperou em junho parte das perdas registradas com a greve dos caminhoneiros.

O faturamento real aumentou 26,4% em junho na comparação com maio, recuperando com folga a queda de 16,7% de maio, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Na verdade, a indústria faturou em junho parte das entregas que deveriam ter sido feitas em maio.

***

Otimistas
44% dos empresários dos setores de serviços e varejo apostam em um cenário econômico melhor do país no segundo semestre em relação ao primeiro.

***

Pele negra
O candidato ao Senado pelo PRONA/PRTB, Celsinho Cotrim, reclama da “ausência da pele negra nas esferas decisórias de poder”.

“Afinal, somos o segundo maior país do mundo com população negra, atrás apenas da Nigéria”, diz.

***

Rescaldo
O deputado estadual Samuel Júnior (PDT) acha que há “oportunistas tentando se aproveitar” do incêndio que atingiu o terceiro andar do prédio da Assembleia Legislativa da Bahia para manchar a imagem do presidente da casa, o deputado Coronel.

O fogo na Assembleia Legislativa atingiu o 3º andar do prédio, onde funcionam o departamento financeiro, salas de ex-deputados e a União dos Vereadores do Brasil (UVB).

***

Está fora
Acordo fechado entre o PT e o PSB afastou a vereadora petista Marília Arraes da disputa ao governo de Pernambuco.

Ela foi comunicada do afastamento pela presidente do partido, a senadora Gleisi Hoffmann.

E por telefone.

***

Mais gastos do que obra
O prefeito de Saúde (BA), Sérgio Luis Silva Passos, foi condenado por improbidade cometida quando era gestor de Caldeirão Grande, em 2004.

O MPF-Ministério Público acusa o prefeito de ter utilizado 93% dos recursos necessários para construção de unidade saúde embora ao fim de sua gestão apenas 36% da obra tenha sido concluída.

Para o MPF em Campo Formoso, o gestor cometeu ato de improbidade ao realizar o pagamento antecipado, sem comprovação da efetiva execução dos serviços contratados.

***

Fora de hora
O Ministério Público Eleitoral em Pernambuco propôs ação contra 3 bispos da Igreja Universal do Reino de Deus.

A acusação é que eles teriam realizado propaganda eleitoral antecipada durante culto religioso.

O Ministério Público requer que o Tribunal Regional Eleitoral em Pernambuco aplique multa de R$ 25 mil aos acusados.

***

Nem uma coisa nem outra
O ex-prefeito de Heliópolis, Walter de Almeida Rosário, terá que devolver aos cofres públicos a quantia de R$ 30 mil, valor a ser atualizado monetariamente até a data do pagamento, conforme decisão da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA na sessão ordinária desta quarta-feira (1/8). 

Para o TCE, ele não comprovou nem a aplicação de recursos recebidos da Bahiatursa para o São João em 2012, nem a realização dos eventos aos quais a verba se destinava.

***

Convenção
A Convenção Estadual da Democracia Cristã irá homologar a candidatura de Marcos Maurício ao Governo do Estado, no auditório do Centro Empresarial Iguatemi, a partir das 9h de sábado (4/8), e definir os nomes que vão compor a chapa majoritária e proporcional da sigla.

***

Ficou maior
A Esquerda Popular Socialista (EPS), corrente do PT, criou uma célula no Território do Sisal com lideranças de 20 municípios baianos. 

O objetivo é reeleger o deputado Valmir Assunção e eleger dois deputados estaduais: Mário Jacó (PT) e Luiz Carlos Suíca (PT).