Comportamento / DESATIVADO

Veja 10 cuidados para não passar vexame na festa da firma

Especialista em Recursos Humanos alerta que atitudes exageradas e sem controle podem causar até uma demissão

Com a chegada do fim do ano, já é um costume que as empresas realizem seus encontros de confraternização. Apesar de ser um momento de festa, algumas atitudes devem ser evitadas para que este momento de diversão não se transforme em um problema profissional, como por exemplo, uma demissão.

A gerente de Recursos Humanos do Grupo Ser Educacional e professora da UNINASSAU, Irenilda Barbosa, listou 10 pontos para evitar gafes e situações constrangedoras durante a 'festa da firma'. Confira: 

1. Roupas inadequadas 

É muito comum, principalmente entre o público feminino, aproveitar esse momento para usar roupas mais despojadas. Por mais que seja ao ar livre, um almoço ou em um outro local à noite, não é por causa disso que o profissional vai ter direito de ir com roupas mais curtas ou decotadas. Roupas menos formais são bem-vindas, mas nada de usar roupa de balada. 

2. Beber todas 

Tomar cuidado com a bebida alcoólica é imprescindível. O funcionário pode se empolgar com a oferta dos drinks e passar da conta. Os colaboradores precisam entender que a confraternização é uma extensão do ambiente de trabalho. "Você só está fora da empresa fisicamente, mas continua sendo analisado. Acredito que quando as pessoas não conseguem se controlar quanto à bebida, é melhor que nem beba", aconselha a especialista. 

3. Paquerar demais

Ficar com algum colega de trabalho na confraternização pode ser bastante desconfortável para os gestores. Qualquer relacionamento pessoal deve acontecer fora do ambiente profissional, ainda assim é complicado pois exige um código de ética e conduta que restringe relacionamentos pessoais dentro da empresa.  

4. Dançar como se não houvesse amanhã

Todos podem se divertir na festa, mas o funcionário sempre deve pensar que tudo o que foi feito será lembrando pelos colegas no dia seguinte. "O que acontece aqui é que a dança não deve ser exagerar e sensual. Você não vai ser impedido de dançar com ninguém, mas é preciso separar as coisas", alerta. 

5. Puxar o saco do chefe 

Muita gente aproveita esse momento de diversão para pedir promoção e aumento de salário, mas é justamente nessa hora que não deve ser falado sobre trabalho. Puxar o saco não é uma boa prática em qualquer situação e na confraternização de fim de ano a situação não muda.  

6. Brincadeiras libertinas 

Ter cuidado com as liberdades com os colegas e chefia é muito importante. Tem que haver consciência e respeitar o espaço do outro.

7.  Quebrar as regras da festa 

É constrangedor quando um funcionário não respeita os limites da festa. Tanto na questão do horário para terminar, quanto durante a festa. "Falar alto ou gritar, dependendo do espaço, pode atrapalhar sua vida", explica Erenilda.

8. Levar 'convidados' que não foram chamados

Somente devem comparecer as pessoas que foram realmente convidadas. Levar o companheiro ou companheira, filho, pais, pode criar uma situação desconfortável durante o evento.

9. Fotografar os colegas sem permissão

Os profissionais podem postar fotos da festa nas redes sociais, mas sem exageros. Não é necessário fazer uma cobertura em tempo real, com imagens de tudo o que acontece e de todos que estão presentes. Além disso, é chato ficar tirando fotos dos colegas sem permissão. 

10. Subir em cima da mesa

Muito comum entre os que bebem, gostam de dançar e aproveitar o máximo da festa, essa questão pode demonstrar demais a sua personalidade e descontrole. "Não é obrigatório participar das festas de confraternizações, mas se você for, deve ter bom senso em tudo que faz", analisa a gerente de RH.

Outras orientações

Em alguns casos, quando não houver uma informação mais explícita sobre as comemorações de fim de ano da empresa, Erenilda aconselha que os funcionários procurem o gestor para saber o que vestir, quem levar, o que levar e até mesmo como se comportar.

"O mais importante de tudo é respeitar os limites de casa coisa. Os cuidados vão sempre existir, dentro ou fora do ambiente de trabalho. Controlando essas situações, o resto é aproveitar a festa e se divertir, finaliza.