Comportamento / DESATIVADO / Mundo

Motoristas da Uber forçam aumento de valores, diz pesquisa

Provocar escassez de veículos e rejeitar pedidos do UberPool são algumas estratégias irregulares

Alguns motoristas da Uber parecem estar insatisfeitos com o valor das corridas cobradas pelo aplicativo. A Universidade de Warwick, no Reino Unido, realizou entrevista com condutores de Nova York e Londres e detectou algumas estratégias usadas para forçar a tarifa dinâmica no aplicativo. 

Como forma de burlar o algoritmo do sistema da Uber, conforme o Diário de Noticias, os motoristas combinam o local onde estão e desligam o aplicativo. Isso cria uma escassez de carros naquele raio e o valor cobrado cresce em tarifa dinâmica, afinal, a procura passa a superar a oferta.   

Outro método utilizado pelos condutores é ignorar os pedidos vindos como UberPool – modalidade em que vários passageiros podem pegar o mesmo carro, uma espécie de viagem compartilhada.

Eles explicam que isso é feito para evitar fazerem muitos desvios, então aceitam a primeira corrida e desligam o aplicativo para não receberem mais chamados.  

O estudo aponta que os condutores declaram adotar esse tipo de postura para se manterem no controle, visto que apontam não possuírem autonomia quando vinculados à plataforma. Ao jornal britânico Telegraph, a Uber se pronunciou e alegou que comportamento não é uma postura legal e não é uma atitude permitida.