Apesar de já ter feito parte da base do prefeito ACM Neto, o vereador Toinho Carolino (PTN) não hesitou em avaliar o governo como regular. “A questão da educação precisa avançar e falta muito para dizer que o governo ACM Neto é bom”.
Sobre a atuação da Câmara Municipal, classificou como excelente. “Além de ter surpreendido positivamente a população de Salvador, tem surpreendido o vereador pelas demandas que tem todos os dias. O vereador trabalha mais de 16 horas por dia e conseguimos legislar, fiscalizar os atos do Executivo, fazer proposições para beneficiar os soteropolitanos, temos que cuidar das nossas bases, os bairros que nos elegeram, cuidar dessas famílias”. Confira entrevista exclusiva:
Tribuna da Bahia - Como avalia a atuação da Câmara na atual legislatura?
Toinho Carolino - Excelente. Além de ter surpreendido positivamente a população de Salvador, tem surpreendido o vereador pelas demandas que tem todos os dias. O vereador trabalha mais de 16 horas por dia e conseguimos legislar, fiscalizar os atos do Executivo, fazer proposições para beneficiar os soteropolitanos, temos que cuidar das nossas bases, os bairros que nos elegeram, cuidar dessas famílias. E por falar em família, cuidar da nossa família. Ser vereador em uma grande metrópole como Salvador é uma experiência que vale a pena ser sentida e dignificar os que estão preocupados com o bem-estar do próximo. Somos mercadores da esperança e a Câmara tem levado esperança para o povo, aprovando projetos que são salutares para o dia a dia daqueles que vivem na nossa cidade, nos visitam, e aprovando matérias de vários pares que têm tido a sorte de propor projetos de leis que estão mudando a vida dos cidadão. A Câmara tem jovens valentes, um presidente que faz valer estar sentado naquela cadeira, comandando os 42 vereadores, que tem diversas atuações e converge para que tenhamos benefícios para o dia a dia da sociedade.
Tribuna da Bahia - Como o senhor avalia o seu próprio mandato e o que coloca como destaque para a população?
Toinho Carolino - Nós que fomos eleitos em 2012, estamos no primeiro mandato, embora tenha passado pela Câmara como assessor do deputado federal Bacelar, vivencio uma coisa na minha vida, o peso da responsabilidade de ser vereador. Salvador tem uma população complexa e que cobra muito. Posso avaliar que tenho feito um mandato, e vou concluir, de forma positiva, cuidando dos cidadãos, preocupado com a qualidade da educação, que avançou um pouquinho, mas precisa avançar muito. Nesse período que eu estou na Câmara, sempre fazendo parte da comissão de educação, visitamos todas as escolas, as mais de 400 escolas. Vivenciamos o drama de alguns alunos, alguns jovens, com a parte de infraestrutura oferecida, questão de merenda, condição dos alunos estarem na sala de aula, ventilador sem funcionar, e a gente sair e cobrar do secretário a melhora na qualidade do ensino. Um papel fundamental que eu venho fazendo é o de fiscalizar. Acho positivo no meu mandato esse olhar, essa bandeira, e vou continuar lutando para que se construa creches, os professores serem respeitados, isso é uma missão, uma dádiva de Deus, acho importante. Quando estou com essa bandeira na Câmara, me coloco como pai de todas essas crianças.
Tribuna da Bahia - Como avalia o governo ACM Neto? Qual o principal erro e o principal acerto?
Toinho Carolino - Avalio o governo como regular. Nós fizemos parte da base do governo, ajudamos ACM Neto a estar como prefeito hoje e apostamos no projeto. O projeto o PPN é o que eu desempenho no meu mandato, que é uma educação de qualidade. O PPN, no governo anterior ao de Neto, comandou a pasta da educação e fez uma revolução. Pretendíamos dar continuidade, mas, por ironia do destino, nós nos afastamos, assim entendeu tanto o prefeito quanto nós. Não dava para caminhar mais ao lado do prefeito já que a nossa posição não estava sendo avaliada. Acho que o prefeito recuperou muitas vias, avenidas e vales da cidade, recuperou o calçadão da orla, mas falta vida, falta o verde. É necessário que tenha o verde. O verde faz a gente respirar alegria e está faltando esse paisagismo. A questão da educação precisa avançar e falta muito para dizer que o governo ACM Neto é bom.
Tribuna da Bahia - Com as mudanças na legislação eleitoral, como será a campanha deste ano, sobretudo no quesito arrecadação?
Toinho Carolino - Acho que a mudança na legislação é uma minimudança. Vai impactar muito a campanha. Anteriormente os poderosos faziam uma campanha rica, mas hoje acho que está de igual para igual. Quem perde é quem está chegando, quem não tem um nome na praça. Eles vão ter mais dificuldades do que nós que já estamos governando.
Tribuna da Bahia - Acredita que o cenário de crise vai impactar na eleição deste ano em Salvador?
Toinho Carolino - A crise na política é o que nos envergonha. As vezes eu saio na rua e as pessoas olham: ‘é um político’, mas quando eu me apresento elas percebem que dá para diferenciar o político honesto, dedicado às causas da população, daqueles políticos que só pensam neles, pensam em enriquecer através do mandato. Acho que dá para separar. Muitos terão dificuldades, porque a população está passando por dificuldades, falta emprego, moradia, lazer. Nós andamos pelos bairros e observamos jovens com os braços cruzados sem ter o que fazer, pessoas embrigadas, isso é desespero. Falta um fio de esperança. Essa crise que se abateu no país vai demorar a passar. A Operação Lava Jato está acontecendo e é importante para a democracia.