Eleita Miss Bumbum Brasil 2013, Dai Macedo, de 28, descobriu há seis meses ser portadora de uma rara síndrome chama Parry-Romberg, que degenera progressivamente os tecidos e ossos do rosto. Apenas 1 em cada 700 mil pessoas são portadoras da síndrome, que se manifesta principalmente em mulheres com cerca de 25 anos.
A modelo foi diagnosticada depois de uma consulta com um esteticista para analisar uma marca no rosto. “Achei que fosse uma cicatriz de quando era mais nova e tinha ficado mais forte agora. Ia fazer um preenchimento e o médico falou que podia ter algo errado. Fiz uma biópsia e ele me indicou para uma reumatologista, que confirmou a Síndrome.”
Por trabalhar como modelo, a ideia de ter seu rosto deformado permanentemente foi “desesperadora”, diz diz. “Eu pensei que o mundo ia acabar, que não ia mais ter como viver do meu trabalho, como eu iria aparecer na TV com o rosto todo deformado?”
Durante os últimos meses, Dai tomou a decisão de não vir a público sobre sua síndrome. Nessa sexta-feira (4), em uma rede social, falou abertamente sobre o assunto pela primeira vez, em alguns vídeos. “Tem muita gente falando que nunca reparou e que bom! Eu sempre usei efeito, tirava foto contra a luz para tampar. Dependendo do ângulo dá para disfarçar, o cabelo também ajuda. Eu não queria ficar expondo algo que ainda me doía muito”, disse em alguns.
A escolha de vir a público se deu pela cirurgia que Dai fará no sábado (5) para preencher as falhas do rosto com gordura retirada de seu próprio joelho. “Acho que devemos isso às pessoas como pessoa pública. Quer mostrar que nada pode nos limitar e nos impedir de realizar nossos sonhos”. Segundo Dai, a recuperação deve ser rápida e ela pretende estar de volta aos ensaios da peça que está participando já na próxima semana.
Depois da operação, Dai volta para o tratamento com remédios, em que não pode beber, engravidar, tomar anticoncepcional ou qualquer tipo de hormônio. Apesar disso, a síndrome não tem cura ou medição para saber se está paralisada em algum estágio, então Dai terá que ficar atenta e se submeter a diversas outras cirurgias caso ela continue se manifestando.