Para muitas famílias o mês de julho é sinônimo de viagem de férias. Viajar com os filhos é sempre muito prazeroso para os pais e uma aventura divertida para as crianças.
Mas, para que a viagem seja realmente um descanso para os adultos e uma diversão para os pequenos, um bom planejamento é fundamental.
O diretor da agência Livre Acesso Turismo, Thiago Alves, comenta que o bom planejamento começa na escolha do destino: “Quando se viaja com crianças, são elas que dominam a agenda. O ideal é escolher um destino que ofereça atrações e roteiros especiais para elas”, explica Thiago.
Outra dica de planejamento que começa antes mesmo da viagem acontecer é a organização da bagagem. O ideal é que se comece a organizar as malas com pelo menos uma semana de antecedência.
Uma lista com todos os itens que serão levados na viagem pode ajudar, assim é possível ir anotando tudo o que já foi para a mala, diminuindo o risco de esquecer alguma coisa importante. Brinquedos, remédios e protetores para as crianças são componentes fundamentais.
Durante a viagem, a dica é usar mochilas em vez de bolsas, assim as mãos ficam livres. É aconselhável que os pais levem algum tipo de comida na bagagem, como bolachinhas, sucos e água. Para evitar que as crianças fiquem entediadas no avião, os brinquedos, livros de ilustrações e DVDs portáteis podem ser boas pedidas.
Na hora de se hospedar, Thiago aconselha escolher hotéis e pousadas que tenham estrutura para receber os pequenos: “Faz toda a diferença escolher um hotel que tenha playgrounds, piscinas infantis e cozinhas básicas. Alguns oferecem equipes de entretenimento e babás que podem ajudar quando os pais quiserem ir a um concerto ou jantar especial por exemplo”, recomenda Alves.
É importante cuidar da alimentação das crianças, evitando alimentos muito condimentados e diferentes do que elas estão acostumadas a comer. Vale evitar frutos do mar, água não engarrafada, saladas cruas e derivados de leite.
Coloque também no seu check-list um pequeno kit feito com indicações do médico da criança, como protetor solar, repelente de insetos, pomada para picadas, gel antisséptico, etc.
Talvez a dica mais importante para que a viagem seja tranquila e divertida seja esta última: prestar atenção nas crianças. Se elas estiverem cansadas, pare e relaxe. Não as force a seguirem um roteiro pré-estabelecido pois isso pode causar irritação e impaciência.
E o principal: divirta-se. “Reservar a sua viagem e fazer as malas são apenas alguns passos para as férias. A melhor parte é se divertir com a família”, conclui Thiago.