Uma tecnologia da Ford quer acabar de uma vez por todas com as multas por excesso de velocidade. A novidade trata-se de um limitador inteligente que monitora as placas de trânsito e retarda o veículo, quando necessário.
Uma câmera instalada no para-brisa do veículo lê as placas de trânsito e ajusta a velocidade, caso ela esteja acima do permitido. O sistema faz isso ajustando a quantidade de combustível injetada no motor e não usa os freios.
A nova tecnologia ainda inclui um sistema de detecção de pedestres e aviso de colisão, o que poderá ajudar os motoristas mais desavisados a evitar impactos.
"Os motoristas nem sempre estão conscientes sobre o excesso de velocidade e, por vezes, só se atentam para isso quando recebem uma multa”, afirma o supervisor de segurança da Ford Europa, Stefan Kappes.
O sistema pode ser desativado através de um botão no volante ou ser temporariamente desligado com uma pisada no acelerador.
De acordo com a Ford, só no Reino Unido, em 2013, mais de 15 mil motoristas receberam multas de £ 100 ou mais por excesso de velocidade. O limitador de velocidade inteligente virá equipado de fábrica no modelo Ford S-Max.