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Conheça o novo Citröen C4-Lounge

O carro passa a oferecer uma nova geração de seu câmbio automático

Foto: Divulgação
O modelo chega às concessionárias da marca já como linha 2015
O modelo chega às concessionárias da marca já como linha 2015

O Citroën C4 Lounge THP FLEX chega ao mercado com novo motor: são 173 cv de potência disponíveis com o uso de 100% de etanol.

O carro passa a oferecer também uma nova geração de seu  câmbio automático sequencial de 6 marchas (AISIN AT6), garantindo uma economia de combustível 7,5% maior se comparada com a versão anterior a gasolina.

O modelo, que chega às concessionárias da marca já como linha 2015, traz ESP (controle de estabilidade) de série nas duas versões (Tendance e Exclusive).

“Com a chegada do C4 Lounge THP FLEX, respondemos com precisão às necessidades e desejos de nossos clientes, que demandam por produtos tecnologicamente avançados e exclusivos, mas sem abrir mão da economia”, explica Francesco Abbruzzesi, diretor geral da Citroën do Brasil.

C4 Lounge

O motor 

O desenvolvimento do THP FLEX, primeiro motor com injeção direta turbo FLEX do segmento M1 Sedan – e também do Grupo PSA -, foi fruto do trabalho conjunto dos departamentos de Engenharia da PSA da América Latina e da França, tendo como base a versão anterior a gasolina.

A “Operação THP FLEX”, como foi chamada pelos técnicos, envolveu diretamente 35 profissionais e consumiu 36 meses de trabalho.

Para tanto, foram realizadas  missões no Brasil (Porto Real, Teresina, São Paulo e Rio de Janeiro), França e Espanha, além de rodagens complementares na Argentina (Buenos Aires e Córdoba).

Ao todo, a operação utilizou 40 carros de teste, rodando mais de 600 mil km sob  ensaios e testes, como de partida a frio, partida a quente, calibrações do carro em dinamômetro, acertos às normas de emissões, provas de fadiga e durabilidade, entre outras.

“No desenvolvimento do motor THP FLEX, partimos do princípio de que o motor já oferecia altos valores de potência e torque. Desta forma, buscamos um compromisso ideal entre potência e economia de combustível”, explica Frederico Frittoli, responsável pelo Projeto C4 Lounge AMLAT.

Motor C4 Lounge

Acerto local

Entre as alterações necessárias para a transformação do motor THP em FLEX, estão o remapeamento do calculador (central de gerenciamento eletrônico do motor). A nova calibragem foi desenvolvida especialmente para atender às condições brasileiras e o gosto dos consumidores, que apreciam motores elásticos que ofereçam boas retomadas de velocidade.

A injeção direta e a utilização de uma bomba de alta pressão de 200 bar possibilitaram dispensar sistemas adicionais de aquecimento de combustível para a partida a frio. A taxa de compressão foi alterada de 10,5:1 para 10,2:1, atendendo plenamente aos novos parâmetros de funcionamento do motor.

Outro destaque é a utilização de uma bomba de combustível pilotada, que se adapta às condições de utilização do motor, otimizando desempenho e consumo.

O resultado é uma potência de 173 cv a 6.000 rpm quando abastecido com etanol.  O torque máximo, de 240 Nm, já aparece a 1.400 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm.

Interior do C4 Lounge

De gasolina para FLEX

As principais alterações introduzidas no motor THP (Turbo High Pressure) 16V para transformação em FLEX:

-- Calibragem específica de calculador motor

-- Sistema de injeção com bomba de alta pressão (200 bar)

-- Adequações para contato com etanol em componentes como cabeçote, válvulas, sedes de admissão e escape, pistões, anéis, bronzinas, tubulações etc.

-- Velas de ignição com índice térmico adaptado ao motor FLEX;

-- Bomba de combustível pilotada e reforçada para o contato com o etanol

-- Presença de sensor de etanol (para identificar o porcentual de etanol no combustível), com atuação instantânea para maior eficiência de funcionamento do motor

-- Reforço dos mancais no eixo do turbo

-- Nova cartografia do pedal de aceleração

Novo câmbio

A relação de transmissão foi alongada em 11%, com leis de passagens definidas para permitir maior suavidade e economia. A caixa de câmbio sequencial AT6 III conta com um novo conversor de torque, com aperfeiçoamentos a favor de uma maior economia de combustível. 

O modelo oferece Start/Stop, de partida sem chave. Além disso, o sistema Keyless detecta a aproximação do condutor e destrava a porta. Para ligar o motor, basta apertar o botão, localizado no painel, à esquerda do volante.

A posição de dirigir é privilegiada e o motorista tem acesso aos principais comandos sem tirar as mãos do volante. A alavanca de câmbio está posicionada de modo a funcionar como uma extensão do braço do condutor. O quadro de instrumentos mescla informações analógicas e digitais. Dependendo da versão, permite cinco personalizações, que variam do branco ao azul.

O painel tem revestimento em Slush (material com toque mais macio, que permite modelagem e textura) e textura Gigaé (grão que alterna zonas foscas e brilhantes). As portas possuem painéis com toque soft, proporcionando maior conforto.

Já os bancos têm densidade variável, dependendo da área, para assegurar conforto e segurança. Revestidos com couro Zina e na cor Tramontane, recebem couro metalizado ou perfurado (perfuração quadrada), com pesponto duplo e prateado.

A suspensão dianteira utiliza rodas independentes, eixo Pseudo MacPherson com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação. Na traseira, o modelo conta com travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação.

Tecnologia embarcada

Rádio GPS MyWay - Sistema integrado de áudio e navegação, conjugando rádio, CD, MP3, Bluetooth e GPS. Possui tomada USB e entrada auxiliar localizada atrás da alavanca de câmbio

Sistema de áudio HIFI com espacialização ARKAMYS, que garante melhor equalização e distribuição de graves e agudos. Alto-falantes com potência de 25 W x 4

Bluetooth e sistema hands-free − Recebe e emite ligações através do sistema de áudio do veículo. Dependendo do modelo do aparelho, o telefone transmite MP3 para o rádio sem necessidade de uso de fio

Painel personalizável − Pode-se alterar a cor dos mostradores, independentemente da cor das telas. Estas cores dividem-se em variantes que vão do branco até o azul

SAM – Smart Alert Move (sensor de ponto cego) − O indicador situado no retrovisor externo acende-se para prevenir a chegada de um veículo à zona de detecção de pontos cegos

• Sistema Keyless − É ao mesmo tempo um acesso eletrônico e um sistema de autorização que habilita certas funções do veículo. Para isso, o sistema eletrônico precisa identificar a chave perto ou dentro do carro.

No momento em que um motorista carregando a chave se encontra a aproximadamente 2 metros do carro, a chave é identificada por um sensor de proximidade do veículo e por um gerador de ondas de rádio dentro da própria chave. O veículo é, então, automaticamente destravado quando a maçaneta é puxada.

A chave eletrônica pode estar no bolso, na mão ou na bolsa do motorista: não é necessário procurá-la ou inseri-la na fechadura da porta. A

lém disso, o sistema permite o travamento das portas por meio do mesmo mecanismo. Em caso de vidros ou teto solar aberto, o sistema automaticamente aciona o fechamento dos mesmos

• Sistema Start/Stop − Permite acionar o motor do C4 Lounge com uma pressão do dedo, como num carro de competição. Para ligar o carro, a chave precisa estar dentro do habitáculo. O volante e a ignição são destravados através de um transponder sem fio, sem a necessidade de colocar a chave na ignição

Todas as outras operações são feitas dentro da cabine: quando você pressiona levemente o botão no console central, ativa a ignição. Para dar a partida e desligar o motor, basta pressionar o botão de Start/Stop e, ao sair do carro, é preciso apenas pressionar o pequeno botão de trava na maçaneta da porta do motorista para travar o carro novamente

Câmera de ré − Localizada no para-choque traseiro, a câmera de ré se ativa ao engatar a marcha à ré e permite visão da traseira do C4 Lounge na tela localizada no centro do painel.

O motorista pode se orientar por meio de linhas auxiliares que aparecem na imagem. As linhas verdes mostram a direção geral do veículo, as vermelhas representam o limite do para-choque e as azuis simulam o caminho do veículo se for feita uma manobra de ré com as rodas totalmente viradas

Função Restore − Esta função ativa a ventilação durante alguns minutos enquanto o motor estiver desligado. Por exemplo, quando sair do veículo, os passageiros presentes podem beneficiar de uma circulação de ar sem acionar o motor. Esta função encontra-se disponível ao ligar a ignição, assim como ao desligar o motor.

A duração e a disponibilidade da função dependem do nível de carga da bateria. Quando a função Restore se encontra ativada, as regulagens de temperatura, fluxo e distribuição do ar são geridas automaticamente em função da temperatura exterior