Você já parou para pensar na importância de fazer a manutenção preventiva do ar-condicionado? O acompanhamento de um aparelho como esse é fundamental e deve ser feito de acordo com o PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle), conforme a legislação em vigência, Portaria 3.523, do Ministério da Saúde.
A manutenção preventiva assegura a qualidade de uso, sem pôr em risco a saúde. Realizada por técnicos especializados, ela garante uma boa qualidade ao ar interno, um bom rendimento na climatização, prolonga a vida útil do aparelho e ainda reduz o consumo de energia elétrica.
Não fazer essa “revisão” favorece a ocorrência de problemas de saúde, como tontura, náuseas, sensações de cansaço, tosse, pele ressecada, coceiras, enxaqueca, dificuldade de concentração e irritação nas mucosas. Além disso, a produtividade da pessoa pode diminuir tanto no âmbito profissional como pessoal.
Apesar de, geralmente, os usuários realizarem a manutenção do ar-condicionado apenas quando ele apresenta falhas no sistema de refrigeração ou demora mais que o normal para gelar, o ideal é procurar um técnico especializado uma vez ao ano. Vale lembrar que a própria falta de manutenção reduz a capacidade de gelar e dá espaço para outras falhas.