Veículos

DPVAT 2015: entenda mais sobre seguro obrigatório do automóvel

Junto com a primeira parcela do IPVA , você precisa pagar o valor do seguro obrigatório de carro DPVAT. Mas nem todo mundo sabe o que é exatamente este seguro e os direitos que temos ao pagá-lo

Todo ano é a mesma coisa. Junto com a primeira parcela do IPVA , você precisa pagar o valor do seguro obrigatório de carro DPVAT. Mas nem todo mundo sabe o que é exatamente este seguro e os direitos que temos ao pagá-lo. O MoneyGuru esclarece as dúvidas sobre o assunto.

O DPVAT é um seguro que indeniza vítimas de acidentes causados apenas por veículos terrestres que circulam por terra e asfalto (trens e bicicletas não fazem parte da cobertura). Mesmo se o motorista fugir do local do acidente e ninguém conseguir anotar a placa do carro, por lei, a vítima – seja ela também um motorista, passageiro ou pedestre - tem direito à indenização.

De acordo com a seguradora Líder, responsável pelo DPVAT, entre janeiro e agosto de 2014, o seguro pagou 340.539 indenizações em todo o Brasil, um crescimento de 14% de pagamentos em relação ao mesmo período do ano passado.

Criado no anos 1970 (Lei 6.194/74), o DPVAT garante às vítimas de acidentes com veículos o recebimento de indenizações em caso de despesas de assistência médica (gastos com tratamentos médicos realizados por motivo do acidente), invalidez permanente, total ou parcial (para conseguir este benefício, leva-se em consideração o laudo médico) e morte ocasionada pelo acidente.

Para os danos mais graves, as indenizações são maiores. Por exemplo, se a vítima sofreu perda da visão, recebe um valor maior do que aquele que fraturou uma perna. Veja abaixo os valores que são possíveis receber.

Para solicitar a indenização, o cônjuge, filho ou a própria vítima precisa ir até um dos pontos de atendimento autorizados (veja a lista aqui), apresentar os documentos solicitados (confira aqui a relação de documentos para cada cobertura), o Boletim de Ocorrência (BO) do acidente e os dados bancários. Caso a documentação esteja correta, a indenização pode ocorrer em até 30 dias contados a partir da data do pedido.

Dica do Guru: O prazo para pedir a indenização do seguro obrigatório DPVAT é de 3 anos a partir da data que o acidente aconteceu. Caso a vítima tenha dúvidas sobre o ressarcimento, poderá ligar para o telefone 0800-0221204 ou acessar o site da seguradora Líder.

Quem paga o DPVAT

Automóveis, camionetas particulares, táxis, carros de aluguel e de aprendizagem pagam menos no seguro obrigatório. Em 2015, o valor será de R$ 105,65 para esses veículos. Para os demais, é possível realizar o pagamento em até três vezes. No caso de veículos isentos do IPVA, o vencimento ocorre com o licenciamento anual. Veja abaixo os valores do DPVAT 2014.