Você sabia que muitos micro-organimos conseguem sobreviver e se reproduzir nas baixas temperaturas dentro da geladeira, encontrando muitas vezes o ambiente ideal para viver?
Como ali fica boa parte dos ingredientes que depois serão usados na alimentação, o ideal é que a limpeza esteja sempre em dia, evitando que esses micro-organismos prejudiquem a saúde de quem costuma utilizar os alimentos armazenados no eletrodoméstico.
Veja algumas dicas para manter a geladeira limpa, com bom funcionamento e longe de perigos..
Limpando por dentro da geladeira
Se a seu refrigerados não é frost free, em todos os outros modelos de geladeira será preciso retirar todos os produtos e acomodá-los em embalagens térmicas, esperando o descongelamento para começar a limpeza.
O primeiro passo é retirar e higienizar todas as partes que podem ser removíveis. Deixe-as secando e comece a limpar a parte interna do eletrodoméstico. Eles estarão prontos para serem colocados na geladeira depois que ela estiver completamente limpa.
Existem algumas receitas que podem ser usadas para limpar o seu eletrodoméstico. Entre elas, uma envolve uma solução de água sanitária ou bicarbonato de sódio e água comum.
Para o bicarbonato, utilize uma colher da substância para cada 2 litros de água, enquanto a água sanitária deve ser utilizada conforme orientação da embalagem.
Se a sua geladeira continuar com cheiro ruim, deixe um copo pequeno ou uma xícara com pó de café ou o próprio bicarbonato de sódio. Esses elementos costumam absorver o mau cheiro.
Limpando por fora da geladeira
Com um pano diferente daquele que já foi utilizado, você pode limpar a sua geladeira do lado externo com uma solução de água e detergente - evitando manchas, principalmente nos modelos de aço-inox.
Existem também produtos específicos para esse material, que podem ser utilizados sem medo de serem prejudiciais para a superfície do eletrodoméstico. Depois disso, pode religá-la e acomodar os produtos.