Muito além do luxo, comprar carro blindado é considerado sinônimo de segurança. O item está cada vez mais presente nas ruas das grandes cidades.
Segundo dados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), mais de 10.156 carros no país contavam com esse tipo de proteção em 2013. O número é 21,13% maior que o do ano anterior.
A maioria desses veículos está concentrada na região Sudeste: São Paulo (63,04%) e Rio de Janeiro (12,18%), seguida da Nordeste: Pernambuco (6,37%); Ceará (5,94%) e Bahia (2,94%).
Apesar de oferecer a ilusória segurança de poder trafegar tranquilamente pelas vias urbanas, o carro blindado tem desvantagens que você deve levar em consideração.
O valor do seguro, por exemplo, pode ficar até 40% mais caro, segundo Flavio Pereira Santos, que trabalha no mercado de blindagem.
“A justificativa é que as seguradoras gastam mais quando precisam fazer o conserto desses carros”. Além disso, o veículo passa por muitas modificações e para sua manutenção se prevê uma mão de obra especializada para o conserto adequado.
Por conta do aumento do peso, o ideal é blindar automóveis com motores a partir de 1.8 de potência, já que o veículo exigirá mais motor e, consequentemente, gastará mais combustível.
“Esse excesso de peso nas portas também pode desalinhar o carro, exigindo uma ida maior ao mecânico”, afirma Flavio. Outro cuidado que você deve tomar é a escolha da empresa onde você pretende fazer a blindagem.
Somente companhias certificadas pelo Exército Brasileiro, órgão regulador de empresas relacionadas ao processo de blindagem, estão aptas para isso, de acordo com a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin).
Os cuidados também devem ser especiais. Não é aconselhável fechar a porta do carro com os vidros abertos porque eles podem trincar. Produtos solventes podem danificar a película interna dos vidros.
Para a limpeza, é recomendável usar apenas água, sabão neutro e uma flanela. Portanto, antes de optar por um carro blindado, avalie todos os prós e contras para que o investimento não se torne um prejuízo.