Criar a impressão de ter uma parede de vidro, uma tela colorida, ou mesmo um elemento sólido preenchendo um ambiente, quando, na verdade, não há absolutamente nada lá.
A não ser algumas formas pintadas nas paredes que, quando vistas de determinado ângulo "enganam o cérebro" e dão uma falsa ilusão de perspectiva e profundidade.
Conhecida como anamorfismo, a técnica de ilusão de ótica provocada por pinturas 3D, especialidade do artista suíço Felice Varini, vem surpreendendo na internet, após ser aplicada em algumas residências e no clipe do grupo OK Go para a música "The Writing's On the Wall" .
Aplicada em superfícies planas, a técnica gera um efeito de tridimensionalidade divertido, que pode ser aplicado em alguns ambientes da casa, desde que se tenha conhecimento e prática.
"A pessoa precisa ter habilidade, ferramentas e técnicas. Saber a questão do brilho e da sombra, o lado de onde vem a luz", indica a especialista em pintura artística de paredes Dafni Torres, artista visual da Aeromac.
Ela explica que, além de apenas reproduzir uma imagem, é preciso prestar atenção ao material usado para a pintura, seja pincel, rolinho ou aerógrafo. Cada ferramenta exige uma aplicação diferente e, com isso, os resultados na parede também se alteram.
Assista ao clip do grupo grupo OK Go":
"Existem técnicas para deixar o traçado bem fino. Tem um jato de tinta que se você apertar muito, borra. (O conhecimento) vem com a prática de quem trabalha com aerografia. Usamos o pincel apenas para o acabamento, porque as cerdas 'marcam' a parede. Em 3D, se você deixar marcado fica feio", explica.
Antes de tomar a decisão de fazer uma arte em 3D em casa, seja uma fotografia ou uma composição geométrica, é bom pesquisar, treinar antes se possível e se preparar para caso o resultado não fique de acordo com a expectativa.
"A pessoa desenha no papel e acha que tem habilidade (para pintar na parede), mas a dimensão é outra, diferente da folha de papel sulfite", diz Dafni. Na dúvida, o melhor a fazer é procurar um especialista em pinturas artísticas de parede.
-- Veja no iG