Em alusão ao Dia do Petróleo, comemorado em 29 de setembro, a Catho aponta um levantamento com o TOP 15 da área.
Gerente de Engenharia de Petróleo é o profissional com melhor remuneração do segmento, seguido por Gerente de Operações de Sonda e Engenheiro de Poço/Completação.
Além da experiência e estar sempre atualizado, a qualificação pode significar um incremento importante no salário. Um mestrado ou doutorado, por exemplo, pode representar aumento de até 109,64% com relação a um profissional que possui somente formação superior.
Outro ponto importante na valorização do profissional da área de petróleo é o conhecimento em um segundo idioma. Um profissional fluente, por exemplo, pode ganhar mais do que o dobro de um que tem apenas o conhecimento básico de outra língua.
“As áreas de Petróleo, Óleo e Gás estão aquecidas no Brasil e os salários estão acima da média, principalmente por conta do profissional de engenharia de maneira geral. A área tem se valorizado por conta dos crescentes investimentos no país em infraestrutura de energia – incluindo todo o processo de exploração do pré-sal – aliados à falta de mão de obra especializada no segmento, que também eleva o valor do profissional capacitado”, informa Luís Testa, head de Pesquisa e Estratégia da Catho.