A persiana deixou de ser exclusiva de áreas comerciais; elas são tendência para todos os ambientes e tipos de projetos. Essa mudança veio para reforçar os novos conceitos de projetos visualmente mais limpos, além de ser de fácil manutenção e ideal para pessoas alérgicas.
As cortinas têm, naturalmente, mais volume e normalmente são usadas em ambientes mais glamurosos, já que trazem mais peso aos ambientes e podem até ser o item central da decoração.
Em projetos mais modernos e visualmente mais limpos, no entanto, persianas são uma boa opção sem deixar de lado o aconchego e conforto, pois, além de existirem diversos modelos, com diferentes tecidos e funcionalidades, as persianas podem levar um xale que complementam a proposta.
Elas são ideais para áreas molhadas, como cozinhas e lavanderias, onde o ideal é investir em tecidos laváveis, em que o rolo pode ser retirado e lavado com água e produtos de limpeza, secados ao sol e engatados na estrutura fixa novamente.
Persiana com tecidos especiais de fibras de vidro, com proteção UVA e UVB, são indicados para vitrines, que evitam que produtos desbotem, mantém o conforto de quem está no interior e podem ser transparentes, sem prejudicar a exposição.
Sobre as tendências para persiana, Gustavo Celante, sócio proprietário da Adornié Ambientes, loja especializada em persianas, cortinas e papéis de parede em Curitiba (PR), explica que “o modelo rolo duo promete continuar forte no mercado e as persianas coloridas estão com tudo e transformam o ambiente. Aquelas tradicionais persianas horizontais de escritório foram repaginada e agora aparecem como tendência em todos os ambientes em novo tamanho, de 50 milímetros, e em diferentes produtos como madeira, alumínio ou PVC.”