Ambientes fresquinhos são os mais disputados nos dias quentes, mas é preciso atenção para mantê-los saudáveis.
“O aparelho deve ser higienizado com frequência, pois a sujeira é a maior desencadeadora de doenças respiratórias”, alerta Ricardo Milinavicius, diretor da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).
Para a correta manutenção é necessário limpar filtros e dutos internos. “É neles que os micro-organismos (ácaros e bactérias) e resquícios de água ficam alojados”, diz o pneumologista.
Um dos sintomas da falta de cuidados é a diminuição do rendimento do condicionador, que não consegue resfriar o ambiente.
“O odor desagradável e o aumento do consumo de energia sem motivo aparente também são sinais de que alguma coisa está errada”, afirma Ramaciotti Eulógio Ramaciotti, engenheiro da STR Ar-Condicionado.
Como limpar
A atitude mais indicada pelos fabricantes para evitar esses problemas é a manutenção preventiva (lavagem do filtro), que deve ser realizada a cada dois meses. “Esse procedimento é simples e pode ser feito pelo próprio morador”, explica Marcelo Braz, engenheiro da Komeco.
Basta retirar o filtro de ar , utilizado para a retenção da poeira grossa, e remover as impurezas com água corrente e sabão neutro. Antes de recolocá-lo, certifique-se de que a peça está totalmente seca.
Já para a higienização anual dos dutos é preciso contratar mão-de-obra especializada, pois o equipamento é levado para a oficina para passar por um processo de assepsia interna desenvolvida com produtos químicos.
-- Veja no iG