Imóveis

Conforto em quartos pequenos

Descubra como tornar seu pequeno quarto de dormir em um espaço amplo e aconchegante

Foto: Divulgação
A bicama garante espaço para visitas e o nicho de gesso, na parede, cria espaço extra para os objetos. Destaque para o gancho preso ao varão da cortina, que recebe bolsas. Projeto de Cilene Monteiro Lupi

Se organizar a mobília em apartamentos pequenos já é tarefa difícil, imagina quando a missão é transformar um espaço que não passa de 10 m² em um confortável refúgio na hora de dormir.

“Em quartos com essa metragem cada espaçinho deve ser aproveitado e toda a decoração muito bem pensada, caso contrário, a sensação de que ele é pequeno se torna ainda maior”, diz o arquiteto e designer de interiores Eduardo Machado Rodrigues.

Apesar de parecer uma tarefa difícil, existem diversas dicas, alternativas e possibilidades que dão sensação de amplitude.

De acordo com a arquiteta alagoana Cris Nunes, o primeiro passo é investir em cores claras nos pisos, paredes, cortinas e mobília. “O ambiente claro fica mais leve e dá a impressão de um espaço mais extenso.” 

Espelhos em portas de armários também dão essa sensação. “Mas, é preciso usar com cautela, sem exageros, já que o excesso pode deixar o quarto poluído”, diz a arquiteta. 

Oprojeto luminotécnico também precisa ser planejado com atenção, já que pode causar sensação de desconforto à visão.

“Uma lâmpada central no teto, somada a uma luminária direcionada às paredes claras, ou um abajur ao lado da cama são suficientes para ambientes pequenos”, completa Cris.

Tudo sob medida 
Acostumada a trabalhar com locais reduzidos, a arquiteta Lívia Ferraro, do escritório Ferraro Habitat, diz que em ambientes pequenos o ideal é utilizar móveis sob medida, que permitem aproveitar todos os espaços possíveis.

“Os móveis planejados garantem ao projetista maior flexibilidade na hora de criar soluções que aproveitem bem cantos, nichos e espaços residuais de forma criativa para que o local seja otimizado”, explica Lívia.

Peças multifuncionais, como bicamas, cama com gavetas, beliches com escrivaninha na lateral e guarda-roupas com televisões de LCD embutidas também economizam espaço e auxiliam na sensação de amplitude.

Na hora de projetar os armários, dê preferência às portas de correr, que ocupam menos espaço e permite ganhar alguns centímetros de circulação entre os móveis.

“Mas é preciso ter cuidado, pois não são em todos os casos que isso é possível. Como os trilhos exigem que o armário seja um pouco maior, isso pode não funcionar em locais muito pequenos”, alerta o arquiteto Luiz Henrique Pinto Dias.

-- Veja no iG