Lugar de passagem por natureza, o corredor não precisa ser um lugar sem graça e sem utilidade.
Com mudanças simples e um pouco de criatividade é possível torná-lo um ambiente de destaque e até mesmo usá-lo como aliado na busca por mais espaço dentro de casa. “Há uma lista extensa de opções para quem deseja valorizar o local”, afirma a arquiteta Marina Fernanda Piti.
Uma delas é equipá-lo com itens funcionais, como ganchos para casacos, porta-guarda-chuvas e chapeleiras. Se o corredor for pequeno demais, escolha apenas um desses itens para não atrapalhar a circulação.
Apostar em uma composição de quadrostambém é uma boa sugestão, desde que seja harmônica. “O formato influi na escolha. Quadrados e círculos são mais recomendados para paredes menores.
Vale colocar retratos de família e lembranças de viagens”, diz a arquiteta Raquel Klieger. Pontos de luz ajudam conferir ainda mais destaque às peças. “O importante é pendurar os quadros na altura dos olhos de quem está passando”, sugere Maria Fernanda.
Se a ideia for dar amplitude a corredores estreitos, espelhos serão bem-vindos. Outra solução para valorizar a área é apostar em prateleiras. “Elas são ótimas pedidas para exibir coleções ou organizar livros”, diz a arquiteta.
Segundo Maria Fernanda, só é importante fixá-las no alto (a pelo menos 1,50 centímetros do piso) para não prejudicar a circulação.
Quem está com o orçamento apertado também pode comemorar. “Um papel de parede cheio de vida acaba com esse problema em poucos minutos. O investimento é pequeno e o resultado, incrível”, recomenda Raquel.
Mas se o bolso estiver cheio, vale a pena investir em um bom projeto de marcenaria. “Painéis, uma pequena biblioteca e até armários embutidos são excelentes soluções e valorizam a área”, completa.
Em um de seus projetos a arquiteta Marina Conde aproveitou a área até mesmo para fazer um closet. “É totalmente possível se a largura do espaço permitir, desde que o cliente escolha bons profissionais para o trabalho”, ressalta.
Outra dica imprescindível é decorar o corredor de acordo com os setores da casa.
“Se o ambiente levar à cozinha, recomendo colocar uma lousa para recados e receitas. Mas se conduzir ao quarto, nada melhor do que criar um clima intimista, com pouca luz, que remete ao descanso”, comenta Raquel.
O que evitar
Antes de comprar os itens que irão enfeitar o corredor, vale redobrar a atenção com alguns detalhes:
-- Evite objetos ou plantas pontiagudas que poderão machucar quem passar desatento pelo local
-- Móveis muito grandes também não são recomendados. Opte por peças menores, que deixe pelo menos 70 centímetros livre para a circulação
-- Se cor colocar tapetes, cole adesivos antiderrapantes embaixo para evitar acidentes
-- Por ser um local de tráfego intenso, opte por peças com cores mais escuras, que disfarçam melhor a sujeira
-- Veja no iG