A iluminação certa dá vida, realça, dá um toque sofisticado e cria diferentes climas nos ambientes da casa. Definir as necessidades e desejos de iluminação de cada canto é o primeiro passo para decidir como criar um bom projeto luminotécnico.
Veja também:
-- Vai decorar sua casa para o verão? a estação pede cores e estampas alegres
Em seguida, é importante conhecer os diferentestipos de lâmpadas , seus efeitos e aplicações, assim como as inúmeras opções de meios: dasluminárias embutidas, pendentes, de chão e de teto, às arandelas, balizadores, fitas, mangueiras, espetos e postes.
Confira outras dicas para acertar no projeto:
1- Cuidado com o exagero. Lâmpadas muito fortes ou em excesso podem tornar o ambiente frio e impessoal. A iluminação certa deve valorizar o ambiente e trazer conforto visual.
2- Combinar mais de um tipo de fonte de luz no ambiente é sempre uma boa pedida.
3- Tente estabelecer uma harmonia entre as questões funcional e estética da luz.
4- Áreas de trabalho intenso como bancadas de estudos ou da cozinha precisam ser bem iluminadas. O ideal é instalar pontos de luz difusos, com luminárias de, no mínimo, 60W.
5- Spots instalados estrategicamente ajudam a valorizar um canto ou detalhes do ambiente como uma obra de arte ou um objeto de decoração.
6- Quebre a dureza de um ambiente com luz centralizada com um abajur ou luminária de chão com lâmpada de diferente intensidade
7- Invista em lâmpadas LED. Apesar do alto custo inicial, ele será recompensado à longo prazo, pois elas duram muito mais, não esquentam ambiente e são mais ecológicas.
8- Economize na conta de luz trocando as lâmpadas das áreas de serviço , cozinha e escritório por fluorescentes ou econômicas.
9 - No jardim, aposte em lâmpadas coloridas – amarela, âmbar e verde – para ressaltar a coloração das plantas e detalhes de madeira.
10 - Se for colocar luz dentro da piscina, recorra a uma empresa especializada para que a instalação seja segura e não ocorram problemas futuros.
11- Invista em um bom projeto de luminotécnica, mas não se esqueça de valorizar também a
-- Veja no iG