Imóveis

Só 2,8% de quem mora na Bahia procuram imóveis fora do Estado

Foram entrevistados mais de 46 mil pessoas, que adquiriram unidades entre setembro de 2011 e agosto de 2013

Estudo feito pela Lopes, maior empresa de consultoria e intermediação imobiliária do país, aponta que apenas 2,8% dos compradores residentes na Bahia adquirem imóveis fora do Estado. Desse total, 1,1% fecha negócio em São Paulo, 0,5% no Ceará e 0,4% no Rio de Janeiro, seguidos por Espírito Santo (0,3%), Rio Grande do Sul (0,2%) e outros. Já a presença dos próprios residentes entre os compradores da Bahia é predominante, com 97,2%.

“São Paulo é o único mercado com maior destaque entre as procuras fora da Bahia. Há outras praças na lista, mas nenhuma com a representatividade de São Paulo. E mesmo assim, é pequena perto da preferência do baiano em ficar na Bahia. São Paulo conta com todo o aparato corporativo concentrado lá, mas a Bahia está cada vez mais independente nesse quesito”, diz Murilo Rocha Correia, diretor de vendas da Lopes Bahia.

O baiano se mostrou um povo bairrista, já que a maioria dos compradores consultados que já moram na Bahia afirmou preferir ficar lá. “O objetivo foi analisar a origem residencial de pessoas que compraram apartamentos novos no Brasil todo, nos últimos dois anos. Assim pudemos descobrir quais são os principais padrões de migração do mercado imobiliário nacional”, explica Caio Augusto Pereira, superintendente de Inteligência de Mercado, área responsável pelo levantamento.

Para isso, foram entrevistados mais de 46 mil clientes do grupo, que adquiriram unidades entre setembro de 2011 e agosto de 2013.

Ainda segundo o estudo, entre os brasileiros que mais compram lançamentos na região estão os próprios baianos (96%), seguidos por São Paulo (1,1%), Distrito Federal (0,7%), Pernambuco (0,5%), Rio de Janeiro (0,4%), Ceará (0,4%), Sergipe (0,3%), Minas Gerais (0,1%), Goiás (0,1%), Santa Catarina (0,1%) e outros (0,3%).

A LPS Brasil é a maior empresa de consultoria de imóveis do país, e oferece soluções integradas de intermediação e promoção de financiamento imobiliário, com vendas contratadas de R$ 19 bilhões em 2012. Esse volume representou um crescimento de 4% frente 2011.

A Lopes presta assessoria a incorporadores, compradores e corretores de imóveis, nos mercados de alto, médio e padrão-popular.