O fogão é o elemento principal de toda cozinha , seja para o “chef” de fim de semana ou para aqueles que preparam as refeições diariamente.
Com modelos cada vez mais bonitos e tecnológicos, não faltam opções diferentes para deixar o ambiente ainda mais moderno e funcional. Mas para escolher o eletrodoméstico ideal, dois itens precisam ser avaliados cuidadosamente antes da compra: o tamanho da cozinha e a frequência de uso.
Veja também:
-- Confira fotos de árvores de Natal para se inspirar e caprichar na decoração
Pela beleza e versatilidade, o cooktop vem ganhando mais a atenção dos consumidores. Por ter o forno separado da mesa, proporciona muito mais possibilidades de instalação, sendo prático tanto emcozinhas menores e planejadas, como em ambientes maiores, inclusive no formato de ilha .
Além disso, possui modelos com diferentes tipos de aquecimento: a gás, eletricidade ou indução. “O cooktop proporciona melhor aproveitamento de espaço e com design que dá um toque moderno e sofisticado ao ambiente”, diz Karin P. Fischer, gerente de marketing da Fischer.
Já os tradicionais modelos de piso vêm ganhando cada vez mais inovações. O modelo 5B, da GE, por exemplo, possui dois fornos: um a gás e outro elétrico, tipo gaveta, no mesmo eletrodoméstico.
Desta forma, é possível preparar duas receitas ao mesmo tempo, em temperaturas distintas. Já o fogão Brastemp Gourmand Vapor possui até sistema de cozimento a vapor no forno, conservando os nutrientes dos alimentos.
Embora muitas pessoas estejam optando pelo moderno cooktop, os modelos de embutir ainda estão disponíveis no mercado. Aliás, esta é uma opção bastante recomendada para cozinhas pequenas e moduladas.
“Este modelo ainda é bem utilizado. Geralmente, ele é adquirido por consumidores mais tradicionais ou para a substituição de produtos já existentes”, explica Renata Dirickson, gerente de fogões da Continental e Dako.
Além do tipo de eletrodoméstico, definir o tamanho adequado do fogão e do forno também é importante. A decisão entre quatro, cinco ou seis bocas dependerá do espaço disponível para a instalação e da frequência de uso.
Se a família for maior, a recomendação é o fogão de cinco ou seis bocas, pois gera mais praticidade e rapidez para cozinhar vários pratos ao mesmo tempo.
Conheça um pouco mais sobre os tipos de fogoões e veja qual é o mais indicado para a sua cozinha.
Cooktop
-- Versátil e moderno, atende tanto cozinhas pequenas, com pouco espaço, ou grandes ambientes, até mesmo os do tipo "ilha".
-- O forno separado da mesa possibilita mais opções de configuração à cozinha, já que o aparelho não precisa ficar obrigatoriamente na parte debaixo do fogão.
-- Com forno à parte, há também maior mobilidade no manuseio, já que o eletrodoméstico geralmente é instalado numa altura mais adequada, evitando que a pessoa tenha de se abaixar a todo momento para ver, por exemplo, se o bolo está no ponto.
-- Possui modelos que funcionam a gás, com eletricidade ou por indução, um sistema de compartilhamento que suporta o cozimento dos alimentos em panelas de variados tamanhos e proporciona uso mais racional de energia.
-- O modelo 'dominó' permite variações com a montagem em módulos, podendo ter de um a seis queimadores.
-- Possui diferentes tipos de acabamentos, como aço escovado, inox ou vidro (até mesmo coloridos).
-- O custo total pode ficar mais caro, já que será necessário investir também em um forno à parte.
Fogão de piso
-- É o modelo mais prático e com maior facilidade de instalação.
-- Permite ser mudado de lugar a qualquer momento, proporcionando novas configurações à cozinha.
-- Ideal para cozinhas maiores.
-- Com até seis queimadores, é boa opção para quem cozinha muito ou tem família grande.
-- Possui fornos geralmente maiores, possibilitando assar qualquer tipo de alimento.
-- Funcionamento a gás.
-- Conta com modelos com dois fornos, sendo um elétrico e outro a gás, para o preparo de receitas simultâneas, com temperaturas diferentes.
Fogão de embutir
-- Ideal para cozinhas pequenas.
-- Necessita de cozinhas modulares para instalação, já que não tem “pé”.
-- Economiza espaço no ambiente, embora não permita a troca de configuração da cozinha sem a necessidade de reforma.
-- Funcionamento a gás.
-- Vem com funções práticas, como forno autolimpante e timer, boas escolhas para quem não tem muita habilidade na cozinha.
-- Variedade de tamanhos, com opções de quatro a seis queimadores.
-- Também dispõe de modelos com um ou dois fornos.
-- Veja no iG