A liberação de cinco novos viadutos conclui a segunda etapa da obra, a maior intervenção viária em área urbana em execução no país. Com extensão total de 4,3 quilômetros, a Via Expressa vai ligar o Acesso Norte ao Porto de Salvador. Os investimentos chegam a R$ 480 milhões, por meio de recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
Os viadutos foram liberados pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e pelo governador Jaques Wagner. Com cinco das sete frentes de trabalho concluídas, o correspondente a mais de 80% do cronograma, o governador prevê a entrega das obras para o primeiro semestre de 2013. "Essa é a implantação de mais uma etapa dentro do que estava previsto. Espero entregar a obra completa em abril de 2013".
Além do viaduto localizado na Rótula do Abacaxi, que não estava fechado ao tráfego, ligando a BR-324 à Avenida Heitor Dias, outros dois foram liberados no Largo dos Dois Leões, fazendo a ligação com a Baixa de Quintas, onde mais dois viadutos fazem a ligação até a Estrada da Rainha. A entrega torna possível aos veículos que chegam á capital prosseguir direto à região, evitando congestionamentos no Retiro e na Avenida Barros Reis.
Na terceira e última etapa, serão concluídos os trechos final da Estrada da Rainha e os túneis de acesso ao Comércio, na altura da Soledade. Mais um viaduto vai ligar a Cidade Alta e a Cidade Baixa. Ao todo, o trajeto vai incluir dez faixas, sendo seis para tráfego urbano e quatro exclusivas para o transporte de cargas.
No total, o projeto prevê três túneis, 14 elevados e quatro passarelas, além de ciclovias e passeios. O número de beneficiados é estimado em 1,5 milhão de pessoas. Para a execução das obras, 650 imóveis precisaram ser desapropriados. Moradores e comerciantes do entorno das obras receberam indenizações que, somadas, chegam a R$ 80 milhões. Outros proprietários foram beneficiados com casas do Programa Minha Casa, Minha Vida. As obras da Via Expressa geraram ainda 800 empregos diretos e 400 indiretos.