Abraão Brito tem uma das vozes mais conhecidas do rádio baiano, mas assim como o locutor Lombardi, do programa de Silvio Santos, não gosta de aparecer. Apesar de brincalhão no ar, o radialista é modesto e tímido ao falar do sucesso que faz. Personagem importante dos programas: Bom dia com Mário Kertész, Jornal da Bahia no Ar, Jornal da Cidade e Jornal da Cidade - 2ª Edição, Abraão também é responsável pala programação musical da Metrópole FM, além de emprestar sua bela voz para muitos comerciais de televisão e rádio que estão no ar. Nesse rápido bate-papo, Abraão conta um pouco sobre sua história profissional.
DR - Antes de começar a trabalhar, você ouvia ou gostava de rádio?
AB - Na minha infância ouvia até a ?Voz do Brasil? e passava todo tempo ouvindo Rádio Globo, Mundial e Rádio Jornal do Brasil.
DR- E como você começou em rádio?
AB - Comecei em Jequié, minha cidade natal, na rádio Cidade Sol FM que estava pra ser inaugurada. Depois de ter feito testes, recebi a notícia que estava na equipe quando estava almoçando e quase tive um treco.
DR- Você tem algum ídolo no rádio?
AB ?Meu ídolo se chama Márcio Seixas que também é um grande dublador. Eu gostava muito de ficar ouvindo ele na rádio Jornal do Brasil. O Márcio é fantástico.
DR- Você gosta de imitar algumas pessoas. Como é isso?
AB - Essa coisa de imitação não tem muita pesquisa. Ouço a voz e começo a imitar, mas às vezes não dá certo.
DR- Ficar tanto tempo no ar não cansa tua criatividade?
AB - Muito pelo contrário! Esse tempo todo no ar, ajuda a exercitar a criatividade.
DR- O que normalmente você gosta de ouvir?
AB- Em casa eu começo com Bartô Galeno e termino com Yes.
DR- Você não tem planos de voltar a fazer programa musical?
AB- Eu já faço a programação da rádio, e por enquanto é o bastante.
DR- Como você analisa as outras rádios de Salvador?
AB- Há a alguns anos estava tudo vitrolão, mas felizmente o ouvinte já tem algumas opções. E sem querer puxar a brasa, a Metrópole FM colaborou muito pra essa mudança.
Na frente
Semana passada, a turma e os ouvintes da Metrópole FM 101.3, comemoraram os dados da pesquisa Ibope EasyMedia, relativa aos meses de junho, julho e agosto, que aponta a emissora como líder de audiência na classe AB, com cerca de 20% de vantagem em relação a segunda colocada, que tem programação musical. Ainda segundo a pesquisa, a concorrente direta da Metrópole, no segmento notícias e jornalismo, ficou em 4º lugar, o que assegura à rádio 150% de vantagem na audiência. Será que alguém ainda duvidava disso? Parabéns a Chico Kertész e toda equipe da Metrópole FM por mais essa conquista.
O dia mudou
Mesmo sem a aceitação de muitos profissionais, desde 24 de julho de 2006, segundo Lei nº 11.327, o Dia do Radialista foi mudado para 7 de novembro, homenageando o nascimento de Ary Barroso. Os radialistas que acharam isso um desrespeito continuam comemorando a data hoje, 21. Então parabéns! Absoluto l Ainda sobre a pesquisa Ibope EasyMedia, os programas comandados por Mário Kertész também lideram a preferência dos ouvintes baianos de ambos os sexos, maiores de 25 anos, nas classes ABCDE. O apresentador, que implementou esse novo estilo de rádio na Bahia, mostrou toda sua satisfação e agradecimento aos milhares de ouvintes que sintonizam diariamente na emissora. Mário fica no ar de segunda à sexta na apresentação dos programas: ?Bom dia Com Mário Kertész? (das 8h às 9h), ?Jornal da Bahia no Ar? (das 8h às 10h), ?Jornal da Cidade? (das 12h às 13h) e ?Jornal da Cidade - 2ª Edição? (das 18h às 20h).
Homenagens
Para comemorar a edição de número 100 do programa de rádio ?Conversa com o Governador?, vários profissionais de imprensa, do interior e de Salvador, se reúnem em um concorrido café da manhã, hoje, 21, em um hotel no bairro do Rio Vermelho. Produzido pela Assessoria de Comunicação do Governo da Bahia (Agecom), o programa é veiculado por cerca de 120 emissoras de rádio do interior e da capital, e ainda reproduzido por vários veículos de comunicação, entre sites, blogs e jornais. O governador Jaques Wagner também entregará uma placa de homenagem e reconhecimento ao trabalho de radialista para Edmundo Carvalho (foto), querido e experiente profissional, que exerce brilhantemente sua profissão, há muitos anos, na Sociedade AM. Os dirigentes dos sindicatos de Salvador e Feira de Santana, representando toda a categoria, também serão homenageados na ocasião.
De casa nova
O radialista e economista Moisés Bisesti passa a apresentar o ?Força do Povo? na Rádio Cruzeiro da Bahia AM 590, a partir dessa quarta-feira, 23, às sete da manhã. Além do programa, Moisés vai ancorar, ao meio dia, o ?Cruzeiro Notícias 1ª edição?. Segundo o apresentador, o programa ? Força do Povo? seguirá os mesmos moldes que tinha na antiga casa, Excelsior AM, mas ganhará em agilidade na informação, por conta da parceria que a Cruzeiro AM tem com 72 emissoras do interior do Estado. A emissora investiu recentemente em um transmissor de 50 quilowatts digital e é primeira do norte nordeste com sinal via satélite. Sem dúvida com a contratação de Moysés, a Cruzeiro AM dá um salto na qualidade da sua programação jornalística. Os programas também terão uma ajuda de peso: Alexandre Seixas, profissional com larga experiência como diretor de programação e produção nas TVs Itapoan e Band Bahia e o grande responsável por lançar conhecidos profissionais da mídia televisiva, assumirá a direção executiva. Boa sorte a Moysés e Alexandre, dois excelentes profissionais de caráter, que fazem jornalismo com compromisso e responsabilidade.