O paulista de São José do Rio Preto, Paulo Borges acaba de consolidar o seu nome como o homem mais poderoso da moda latino-americana. E é justamente em Salvador que ele chega hoje para anunciar detalhes da primeira produção no Brasil, após firmar parceria nos negócios com o baiano Nizan Guanaes, o big shot do grupo ABC, maior holding de propagandas e eventos do país. Paulo veio para falar da Semana Iguatemi de Moda, em café da manhã programado para esta quarta no Casarão Amarelo, o prédio histórico com arquitetura civil mais exuberante do Largo do Santo Antônio. A anfitriã do evento, e que garante a participação de Borges, é Luciana Rique, um dos maiores nomes femininos no topo do trade comercial brasileiro atualmente. A confirmação do nome de Paulo como o mais poderoso do mundo fashion latino-americano é a notícia publicada ontem pela jornalista Joyce Pascowicht no site Glamurama. Segundo ela, o produtor paulista e Nizan, firmaram um contrato envolvendo o grupo ABC, e as empresas Luminosidade e InBrands, de Paulo Borges, para assumir a produção da semana de moda Rio Summer. Bem, a São Paulo Fashion Week, criada por Borges, é considerada a oitava maior semana de moda do mundo. No ano passado ele assumiu o controle da Fashion Rio e agora fecha o cerco controlando os três grandes eventos fashions brasileiros. A ligação de Borges com a Bahia é intensa. No final de 2007 ele adotou em Salvador o filhinho Henrique, que atualmente tem três anos de idade e concentra todas as atenções do produtor. Sem ligar para as brincadeiras na Internet, que chegaram a chamar o garoto de fofura fashion, Paulo se mostra um pai atencioso e educado. Comprou apartamento num Vilage de Arembepe para o lazer do garotinho.
Reveillon chique
Chamar de produção cinematográfica é pouco para descrever a festa de reveillon que acontece nos arredores de Salvador este ano. Nunca se viu nada igual em termos de festas de final ano. Uma plataforma de metal e vidro, projetada em balanço sobre o mar, vai reunir os convidados. Mas o melhor é a lista de bem nascidos, com o creme de la creme do PIB brasileiro. Ou seja, milionários escolhidos a dedo, na noite, sem direito a penetras. A garantia de que ninguém fura o cerco é que existe um exclusivo condomínio residencial em volta da festa. A lista não deveria passar de 800 participantes, mas como o jet set internacional de São Paulo promete vir em peso, ela está sendo ampliada, ainda em nível de produção e pode chegar a 1.200. Tudo está sendo feito em segredo, mas um detalhe que a Boa Terra pode comentar é que uma das convidadas deve desistir da programação que faria em Mustique, a ilha privada do Arquipélago de São Vicente e Granadinas, para curtir em Salvador.
Know how baiano
O casal de publicitários baianos João Santana e Mônica Requião Moura está enfrentando um verdadeiro assédio internacional por parte dos presidenciáveis emergentes. Tanto que os dois que tiveram de separar as tarefas no Brasil e no exterior. Mônica está em El Salvador, onde prepara a agenda da visita do presidente Mauricio Funes e a mulher, a petista brasileira Vanda Pignato, ao Brasil dia 9. O casal presidencial esteve em abril, no país, e os dois ficaram três dias na Bahia. Esta nova visita não foi divulgada ainda nos dois países. João faz a ponte Salvador/São Paulo enquanto atende pedidos para campanhas em Moçambique e na República Dominicana. Não aceitou ainda qualquer uma das duas.
Festa dourada
A arquiteta Fizu Vita e o marido, André Borges Gomes, bem que poderiam fazer a festa do batizado do herdeiro Rodriguinho em Dubai, nos Emirados Árabes, onde o casal morou três anos. Mas, em vez disso, escolheram o ambiente mais sofisticado do Centro Histórico de Salvador, com celebração em meio a todo esplendor dos estilos barroco e gótico da Igreja do Carmo, com quase 400 anos de história. A recepção foi ao lado, no salão renascentista do Pestana Convento do Carmo, o hotel histórico mais luxuoso do Brasil. Os docinhos portugueses Dom Rodrigo foram carinhosamente escolhidos por Fizu, que preparou a festa com ajuda dos pais Jairo e Maria Isabel Vita, herdeiros da Fratelli Vita, a famosa cristaleira baiana que com suas taças que davam ressonância de até 67 vibrações, e derrotou os cristais Bacarat na Feira Internacional de Nova York, nos anos 1960. Os padrinhos de Rodrigo foram os tios, Adriana Vita Jambeiro e Rafael Borges Gomes. Elegante, Fizu criou intimidade com as sedas nas lojas do Resort Madinat Jumeirah, espécie de ?Mil e uma noites?, melhoradas que em Dubai encanta moradores e turistas, instalado às margens do Golfo árabe. É conhecido como a Veneza de Dubai. Mas a arquiteta preferiu fazer bonito na festa, usando uma grife brasileira, a Animale. André é executivo do Grupo Odebrecht, e deixa o mundo árabe para executar novos projetos em Angola. O casal vai morar em Luanda, a cidade que está nadando nos dólares de sua produção petrolífera e atrai todos os holofotes do mundo africano.
Ouro da casa
Guido Araújo, criador da mais antiga mostra de cinema do país, a Jornada Internacional de Cinema da Bahia, e sua parceira, a roteirista Nélia Belchote, oferecem tapete vermelho para Ingra Liberato em Salvador. A estrela baiana, filha dos cineastas Alba e Chico Liberato é a convidada especial para a abertura do evento este ano, dia 10, no Espaço Unibanco Glauber rocha, na Praça Castro Alves. A XXXVI Jornada tem como tema central o lema Por um mundo mais humano. Entre os temas em destaque os 100 anos do livro Os Sertões de Euclides da Cunha
Arte nova
Isaias Raw se deu bem depois de trocar a vida de executivo do trade editorial, por negócios em comercio e turismo no badalado balneário da Praia do forte. Melhorou agora depois que a mulher, Cledes Almeida Raw resolveu investir no talento de artista plástica. Ela caba de abrir uma loja também no balneário onde vende suas pinturas e objetos decorativos. O casal marcou a vida social e empresarial de Salvador quando ele participação do grupo Diários Associados, que incluía a TV Itapoan, hoje da Record, e o extinto Jornal Diário de Noticias.
Ângela volta
Bastou a Boa Terra comentar sobre a mudança de Ângela Lillo Santos Silva para o sul do país, onde cuida dos arrozais e gado da família na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, para surgir a noticia que agita suas amigas baianas. A personal home já está de malas, agendas, croquis, manuais e cardápios preparados para retornar a Salvador. Onde morou dois anos, Dessa vez fica apenas o tempo para executar mais um projeto de organização do cotidiano em uma mansão. Vem fazer analise do fluxo da casa, aproveitando que a decoração está sendo finalizada, treinar os empregados para atender à agenda do proprietário, e outras coisas que facilitam a vida dos bem nascidos. O nome do cliente fica em sigilo.
Festa animada
Luana Piovani estava feliz como um pinto em shopping na festa de aniversário que comemorou no Zank Butique Hotel, em Salvador. Sem cerimônias, ela espetou o dedo na torta de cupuaçu e se deliciou com a alquimia da chef patissere Ligia Varella, da doceria Morena Rosa. A atriz, que está em Salvador filmando a segunda parte do filme Ó pai Ó, da baiana Monique Gardemberg, festejou com o namorado Felipe Simão, ex-namorado de Ivete Sangalo, e os pais, Francis Margarete e Valter Piovani.