Bahia / Educação

Aos 65 anos estudante da rede estadual entra na universidade

A nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio foi determinante para a aprovação no SIS

Foto: Edilson Araújo | Ascom SEC
Josélia silva: "O segredo é não parar de estudar, ler sempre e não parar no tempo"
Leia Mais Rápido
Aos 65 anos, Josélia Santos da Silva foi aprovada na UFRB após concluir o Ensino Médio pela EJA, 43 anos depois de abandonar a escola. Incentivada pela família, utilizou a nota do Enem para ingressar pelo SISU. Hoje, prepara-se para iniciar a graduação.

Aos 65 anos, Josélia Santos da Silva tornou-se a mais nova universitária da Bahia ao conquistar uma vaga no Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Moradora da Fazenda Grande 4, em Salvador, ela alcançou a aprovação neste ano, logo após concluir o Ensino Médio no Colégio Estadual Luiz José de Oliveira, no bairro da Fazenda Grande I.

Josélia ficou 43 anos afastada da escola. Quando cursava a 7ª série do Ensino Fundamental, interrompeu os estudos por imposição do marido. O retorno às salas de aula ocorreu há três anos, incentivado pela filha e pelos netos. Em 2022, matriculou-se na Educação de Jovens e Adultos e seguiu até concluir o Ensino Médio. Agora, prepara-se para os três anos de graduação. Ao comentar a aprovação, destacou a reação da família. "Quando minha filha viu minha aprovação, foi uma alegria imensa", afirmou.

O apoio familiar foi decisivo durante a trajetória. Ao perceber o empenho da mãe, Jovelina Santos da Silva Uzêda a auxiliou na inscrição no Sistema de Seleção Unificada. Segundo ela, a mãe sempre demonstrou interesse em continuar estudando e pediu ajuda quando soube das oportunidades oferecidas pelo sistema.

A neta Emília Santos da Conceição Silva, estudante do 8º ano do Ensino Fundamental, declarou sentir orgulho da avó. Disse que a aprovação a motiva a seguir os estudos e buscar uma vaga no ensino superior nos próximos anos.

Josélia ressaltou o papel dos professores do Colégio Estadual Luiz José de Oliveira na preparação. Ela participou de simulados e seminários organizados pela escola e contou que recebia orientações detalhadas sobre as questões e os temas de redação, além de apoio constante para esclarecer dúvidas.

O vice-diretor da unidade, Jairo Oliveira Ramos, afirmou sentir orgulho da estudante. Segundo ele, Josélia sempre demonstrou comprometimento, pontualidade e participação ativa nas aulas, mantendo postura respeitosa com colegas e professores.

Às vésperas de iniciar a vida acadêmica, ela deixou um conselho a quem deseja retomar os estudos. "O segredo é não parar de estudar, ler sempre e não parar no tempo. Depois de 43 anos fora da escola, abracei a oportunidade que tive e alcancei meu objetivo", declarou.

Matrículas na EJA

A Educação de Jovens e Adultos é voltada para pessoas a partir de 15 anos no Ensino Fundamental I e II e para maiores de 18 anos no Ensino Médio. Atualmente, mais de 77 mil estudantes estão matriculados na rede estadual.

Para se inscrever, é necessário comparecer a uma unidade escolar com RG, CPF, comprovante de residência e histórico escolar. A Secretaria da Educação informa que o atendimento ocorre durante todo o ano letivo para quem busca retomar os estudos.