
O Flamengo derrotou o Cruz Azul do México por 2 a 1, na tarde desta quarta-feira (10 de dezembro), no Estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan (Catar), arantindo vaga nas semifinais da Copa Intercontinental de 2025 e ganhando com isso mais uma taça: o Derby das Américas.
O triunfo elevou o “Mengão” ao confronto contra o Pyramids FC, da Egito, na próxima fase.
O encontro marcava o primeiro confronto oficial entre Flamengo e Cruz Azul na história -- os três duelos anteriores haviam sido amistosos, todos disputados no México, com duas vitórias mexicanas e um empate.
Para o Rubro-Negro, a partida representava a estreia no torneio internacional após a conquista recente da Copa Libertadores da América de 2025.
Do lado do Cruz Azul, o clima era de decepção -- o clube vinha de eliminação na semifinal do Campeonato Mexicano, quando perdeu para o Tigres UANL.
Como foi o jogo
O Flamengo iniciou pressionando e logo aos 14 minutos abriu o placar: falha defensiva de Piovi permitiu que Giorgian de Arrascaeta driblasse o goleiro adversário e fizesse 1 a 0.
O Cruz Azul reagiu e chegou ao empate antes do intervalo com gol de Jorge Sánchez. A etapa final se estendeu com um jogo disputado e nervoso, mas o Flamengo voltou a assinalar com Arrascaeta, assegurando o placar positivo de 2 a 1.
Apesar de Cruz Azul ter controlado boa parte da posse de bola e criado chances, o Flamengo foi mais eficiente. A vitória confirma o favoritismo do clube carioca diante do histórico recente e das expectativas depositadas pelo técnico Filipe Luís.
Com o triunfo, o Flamengo assegurou a vaga para enfrentar o Pyramids FC nas semifinais da Copa Intercontinental. A próxima etapa se torna o passo antes de uma possível final contra o Paris Saint-Germain -- atual sensação do futebol europeu.
Para o Cruz Azul, a derrota representa nova frustração em sua busca por projeção internacional após um ano conturbado, com eliminação no torneio nacional e agora na disputa intercontinental.
