
O projeto Férias na Escola, iniciativa que promove atividades recreativas, culturais e formativas em unidades da rede estadual durante o recesso letivo, será realizado entre os dias 12 e 30 de janeiro de 2026.
Criado para manter o ambiente escolar ativo durante o período de férias, o projeto da Secretaria da Educação da Bahia visa oferecer aos estudantes e à comunidade oportunidades de convivência, aprendizado e lazer de forma acessível.
As oficinas ocorrerão prioritariamente no turno matutino, podendo haver atividades à tarde em casos específicos. Todas as ações serão conduzidas por oficineiros voluntários do programa Educa Mais Bahia.
As oficinas terão limite de até 25 participantes por turma e abordarão temas relacionados aos interesses da juventude baiana, como arte e cultura, saúde e bem-estar, esportes, tecnologia da informação e comunicação, cultura corporal e o eixo temático "Capoeira das Escolas", que valoriza elementos culturais dos territórios.
Além das atividades, os estudantes inscritos contarão com duas refeições diárias durante a programação. A proposta é garantir segurança alimentar e promover um ambiente acolhedor, que favoreça o desenvolvimento integral dos jovens mesmo fora do calendário letivo.
Segundo a secretária da Educação da Bahia, Rowenna Brito, o projeto está sendo realizado pelo terceiro ano consecutivo e, em 2026, terá uma participação ampliada da comunidade escolar. “Fizemos questão de convidar também as famílias para que a escola seja reconhecida como um espaço de cuidado. Estaremos com oficinas de dança, música, capoeira, esportes, além de alimentação. As escolas estão equipadas com piscina, quadra coberta, teatro”, afirmou.
Rowenna Brito também destacou o impacto do programa em áreas como saúde e segurança públicas. “É investimento em saúde porque garante segurança alimentar e nutricional. Quando os estudantes comem na escola, se alimentam de forma qualificada. E de segurança, porque eles estão protegidos na escola, afastados de situações de risco. A escola apresenta novos caminhos para os jovens”, explicou.
Na edição de estreia, realizada em 2024, o projeto contou com a participação de 55 escolas e mobilizou cerca de 58 mil estudantes. A expectativa para 2026 é ampliar ainda mais esse alcance.
Cronograma do Férias na Escola 2026:
-- Inscrições para as oficinas: 7 a 9 de janeiro de 2026
-- Início das atividades: 12 de janeiro de 2026
-- Encerramento: 30 de janeiro de 2026

