Cidade

Chegam a Salvador os primeiros trens para o VLT do subúrbio

O início dos testes técnicos está programado para o primeiro semestre de 2026

Foto: Secom
A capital baiana contará com 40 trens no seu pleno funcionamento
Leia Mais Rápido
Apresentado em Salvador, o VLT terá 40 km de trilhos, 42 paradas e investimento de R$ 5,4 bilhões. Os testes técnicos começam em 2026, com operação assistida no segundo semestre do mesmo ano. A obra, prevista para ser concluída em 2028, promete modernizar o transporte e beneficiar o Subúrbio.

Os primeiros trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foram oficialmente apresentados nesta quarta-feira (3) em Salvador, durante cerimônia conduzida pelo governador Jerônimo Rodrigues na Avenida Paralela. A composição, formada por sete módulos, chegou à cidade dois dias antes do previsto. O início dos testes técnicos está programado para o primeiro semestre de 2026.

Durante o evento, o governador destacou a relevância do investimento para a mobilidade urbana e a valorização do Subúrbio de Salvador. Segundo Jerônimo Rodrigues, a população da capital baiana contará em breve com um meio de transporte moderno, capaz de atender às necessidades diárias de deslocamento.

O projeto do VLT conta com aporte de R$ 5,4 bilhões e prevê a implantação de 40 quilômetros de trilhos, com 42 paradas distribuídas em três trechos. O primeiro ligará o Comércio à Ilha de São João; o segundo conectará Paripe a Águas Claras; e o terceiro fará o trajeto entre Águas Claras e Piatã. As obras também incluem serviços de drenagem, contenção de encostas, iluminação pública e urbanização. A entrega total do sistema está prevista para 2028.

A secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari Oliveira, ressaltou que o projeto contempla também equipamentos voltados à valorização de atividades tradicionais da região. Entre eles, estão mercados, uma central de processamento de sardinha, novos acessos às praias e estruturas para profissionais como tratadoras de sardinha e comerciantes locais.

O presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, reforçou o caráter sustentável do VLT, descrevendo o trem como silencioso, com 50 metros de extensão e capacidade para 400 passageiros. Ele destacou que o equipamento está alinhado aos princípios da descarbonização e representa um avanço para a mobilidade na capital e na região metropolitana.

Ao todo, Salvador contará com 40 trens em operação plena. A previsão é que as operações assistidas com passageiros tenham início no segundo semestre de 2026.