
A Feira de Saúde do Homem e Empreendedorismo Feminino será realizada nesta quinta (27) e sexta-feira (28), das 8h às 12h, no Parque da Cidade, em Salvador. O evento reúne serviços de saúde, atendimentos sociais e ações voltadas ao empreendedorismo de mulheres, especialmente mães atípicas.
A iniciativa é promovida pela Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), como parte do programa Empreender é Com Elas, voltado à valorização do empreendedorismo feminino e à inclusão.
Durante os dois dias de evento, o público encontrará serviços como aferição de pressão arterial, orientações sobre saúde cardiovascular e mental, prevenção ao câncer de próstata, realização de testes rápidos para HIV, distribuição de preservativos, além de palestras sobre saúde do homem. Também serão oferecidos atendimentos sociais, incluindo encaminhamentos e orientações sobre benefícios assistenciais. Para acessar os serviços, é necessário apresentar RG e CPF.
A feira é direcionada a homens de todas as faixas etárias, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social, trabalhadores com pouco acesso a serviços durante o expediente comercial e moradores das comunidades próximas ao Parque da Cidade.
No local, haverá ainda uma exposição de 20 empreendedoras, com produtos como crochês, bolos, doces, bolsas, bijuterias e outros itens artesanais. A proposta é estimular a geração de renda e promover a autonomia financeira das mulheres.
Segundo Daiane Pina, diretora da pasta responsável, a feira busca ampliar o acesso aos cuidados em saúde, promovendo a prevenção e o bem-estar. Ela destaca que a ausência de procura espontânea por parte dos homens justifica a importância de ações itinerantes e integradas.
Para a gestora, a valorização do empreendedorismo feminino também desempenha papel estratégico na redução das desigualdades sociais. “São ações integradas que ampliam oportunidades, fortalecem vínculos comunitários e colaboram para a construção de uma sociedade mais saudável, justa e economicamente ativa”, afirma.

