Cidade

Chuva de 12 horas em Salvador supera a média histórica do mês

O bairro com maior acúmulo de chuva foi Nova Brasília

Leia Mais Rápido
Uma frente fria provoca chuvas intensas em Salvador, com volume acumulado acima da média do mês. Defesa Civil eleva nível de risco para Atenção. Ocorreram desabamento em Cajazeiras 2 e rompimento de geomanta em Narandiba. Previsão indica continuidade das chuvas e rajadas de vento. Atendimento emergencial funciona 24h.

Salvador registrou, nas últimas 12 horas, um volume de chuvas de 128 mm -- índice que já supera a média histórica prevista para todo o mês de novembro. O acúmulo de água provocou transtornos, com deslizamentos, rajadas de vento e o aumento do nível de risco da Defesa Civil.

A atuação de uma frente fria sobre Salvador resultou em fortes chuvas na capital baiana. Entre a noite de terça-feira (11) e a manhã desta quarta-feira (12), foram contabilizados 128 mm de precipitação, conforme dados da estação meteorológica localizada em Ondina. Esse volume ultrapassa a média histórica de 108,2 mm para todo o mês de novembro.

Nas últimas 24 horas, o bairro com maior acúmulo de chuva foi Nova Brasília, com 157,6 mm. Em seguida, foram registrados 152,2 mm em Brotas e 150,8 mm em Bosque Real.

Fique sabendo
A força da chuva

-- Chuva fraca: abaixo de 5 mm/h
-- Chuva moderada: entre 5 e 25 mm/h
-- Chuva forte: entre 25,1 e 50 mm/h
-- Chuva muito forte: acima de 50 mm/h

Diante do risco de deslizamentos e da previsão de continuidade das chuvas ao longo desta quarta-feira, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) elevou o status do Plano de Proteção da Defesa Civil (PPDC), passando do Nível de Observação para o de Atenção. A medida visa intensificar as ações preventivas e de monitoramento.

“A chuva deve persistir durante todo o dia. Os acumulados já superaram o esperado para o mês inteiro. Nossas equipes de campo -- formadas por engenheiros, arquitetos e geólogos -- estão realizando vistorias para garantir a segurança da população. Em caso de risco, afaste-se do local e acione o número 199”, orientou o diretor-geral da Codesal.

Entre as ocorrências registradas, destaca-se o desabamento de uma estrutura na Rua Manoel José, em Cajazeiras 2, que causou o soterramento de duas pessoas. Elas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros, com apoio da Codesal, e atendidas por uma equipe do SAMU.

Outro incidente envolveu o descolamento de uma geomanta na Travessa Joanes Melo, em Narandiba, provocado pela ruptura de uma drenagem em função da força das chuvas.

De acordo com Giuliano Carlos do Nascimento, meteorologista do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), o fenômeno que afeta a cidade não se trata de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), como sugerido por outras fontes. “A análise das imagens de satélite demonstra a ausência de umidade vinda da região Amazônica até o oceano. O sistema em atuação é, de fato, uma frente fria”, explicou.

A Codesal, considerada serviço essencial do município, mantém plantão permanente, operando 24 horas por meio do telefone 199. Para receber alertas diretamente no celular, os moradores podem enviar um SMS com seu CEP para o número 40199. O serviço é gratuito.