Esportes

Sorteio para Copa do Mundo de Futebol será dia 5 de dezembro

No sorteio serão definidos os jogos da fase de grupos

Leia Mais Rápido
O sorteio da Copa do Mundo FIFA 2026 será em 5 de dezembro de 2025, no Kennedy Center, revelando os grupos das 48 seleções. Três anfitriões já têm posições definidas. Seis vagas restantes serão decididas em repescagens. O torneio terá 104 jogos e estreia em 11 de junho, no México.

A FIFA anunciou que o sorteio da Copa do Mundo FIFA 2026™ será realizado em 5 de dezembro de 2025, no centro cultural Kennedy Center, às 12h (horário local). Nesse dia, serão revelados os grupos do Mundial 2026, com a participação de 48 seleções.

No local se reunirão os responsáveis pelas seleções, os embaixadores, os torcedores que representam as cidades-sede do torneio e os representantes da mídia internacional, para a realização dessa etapa tão necessária da Copa do Mundo da FIFA™, a que promete ser a mais grandiosa da história.

O evento será transmitido ao vivo em todo o mundo e marcará o início da contagem regressiva para o torneio no Canadá, México e Estados Unidos.

Formação dos grupos

No sorteio serão definidos os jogos da fase de grupos. Os países anfitriões já têm suas posições garantidas: México (A1), Canadá (B1) e Estados Unidos (D1).

No total, 42 equipes estarão confirmadas em dezembro. Os últimos seis lugares serão decididos em dois torneios de repescagem:

Dois lugares para cinco das seis confederações que competirão em março do ano que vem e quatro serão disputados em uma competição de repescagem separada para as seleções europeias da UEFA.

Seleções já classificadas

Além dos três países anfitriões, já estão classificados: Argentina (atual campeã), Brasil, Equador, Austrália, Irã, Japão, Jordânia (estreante), Coreia do Sul, Nova Zelândia e Uzbequistão (estreante).

Uruguai, Paraguai, Colômbia, Venezuela, Bolívia e Peru -- em ordem de classificação -- continuam na briga pelas vagas restantes. O Chile, por sua vez, já foi eliminado.

Atualmente, Uruguai (24 pontos), Paraguai (24) e Colômbia (22) estão na zona de classificação automática. Em sétimo, a Venezuela (18) teria vaga garantida no Torneio Classificatório para a Copa. No entanto, a Bolívia (17) continua em seu encalço, e o Peru (12) ainda tem chances de surpreender.

Com seis pontos ainda em disputa, Uruguai e Paraguai só precisam de um empate para se classificarem.

Já a Colômbia tem uma confortável vantagem de quatro sobre a Venezuela na disputa pela última vaga automática. De todo modo, uma combinação de resultados complexa poderia dar à Vinotinto a chance de enfrentar os colombianos num confronto direto por essa vaga: 1) que a Colômbia no máximo empate com a Bolívia em casa; 2) que a Venezuela vença a líder argentina em Buenos Aires.

Dessa forma, o mais provável é que a Venezuela se concentre na luta para defender o sétimo lugar na classificação.

A 23ª edição do torneio terá 16 países a mais que nas edições anteriores que contavam com 32 equipes. Essas 48 seleções serão divididas em 12 grupos de quatro.

O novo esquema estabelece que as seleções que chegarem à final terão que jogar sete partidas. Sendo assim, no geral serão disputados 104 jogos, 40 a mais do que na última edição.

Datas do caminho ao Mundial

-- Março 2026: Torneio de repescagem da FIFA na América do Norte.

-- 30 de abril 2026: Congresso da FIFA em Vancouver.

-- 11 de junho 2026: Partida inaugural no Estádio Asteca de Ciudad de México.

O torneio contará com a participação de 48 seleções, 16 cidades-sede e uma final programada para o dia 19 de julho de 2026, em Nova York, Nova Jersey.