Bahia / Educação

Festival de inovação (EUA) destaca curso de IA para jornalistas baianos

O Jornalista do Futuro organiza uma cadeia de cursos focada em IA e inovação

Foto: Sinjorba
Turma em curso realizado pelo Sinjorba em Salvador

Uma iniciativa pioneira do Sinjorba está pré-selecionada para o SXSW 2026, maior festival de inovação do mundo, que acontecerá em Austin, no estado norte-americano do Texas.

O programa Jornalista do Futuro é o tema central do painel “Rewriting the Headline: Brazil’s Union-Led News Future” (“Reescrevendo a manchete: o futuro das notícias no Brasil liderado pelo sindicato”) proposto pela vice-presidente eleita do Sindicato, a jornalista Gabriela de Paula. 

A proposta coloca a Bahia no centro da inovação em jornalismo ao apresentar o programa que, desde 2022, já capacitou 300 profissionais da capital e interior para atuarem na era das transformações digitais e inteligência artificial

A votação comunitária do PanelPicker já está aberta, vai até domingo, 24 de agosto, e tem peso de 30% na escolha dos curadores do evento.

Vote e leve o programa baiano ao festival de inovação (confira o passo a passo)

1. Crie sua conta (ou faça login) no site do SXSW PanelPicker | https://id.sxsw.com/sign_up

2. Acesse o link: https://bit.ly/jornalismobahiasxsw2026

3. Na página da proposta “Rewriting the Headline: Brazil’s Union-Led News Future”, clique no coração (no alto, à esquerda).

4. Confirme o voto (se solicitado) e compartilhe o link com sua rede.

5. Prazo: até domingo, 24 de agosto

Jornalista do Futuro

Nascido e escalado a partir do Nordeste, o Jornalista do Futuro organiza uma cadeia de cursos focada em IA e inovação, com atuação presencial nas cidades de Salvador (RMS), Feira de Santana, Barreiras (Oeste), Teixeira de Freitas (Extremo Sul), Ilhéus/Itabuna (Sul) e Vitória da Conquista (Centro-Oeste).

É o primeiro programa de requalificação profissional em parceria com governos estaduais com cadeia de cursos específica para jornalistas – um marco de pioneirismo que reforça a liderança da Bahia ao descentralizar a formação e conectar redações e comunicadores à IA generativa.

Concebido pelo Sinjorba com apoio da Fenaj, a Federação Nacional dos Jornalistas, a iniciativa consolidou uma trilha contínua de formação: minicurso online de Inovação & Jornalismo (2022); oficina presencial (2023); curso com sete turmas em 2024; e, em 2025, duas turmas da oficina “IA para Jornalistas” – somando dezenas de horas de prática aplicada em ferramentas digitais e fluxos de trabalho contemporâneos. A Bahiagás também tem sido parceira em diversas fases do programa.

“Queremos compartilhar um modelo replicável de educação em IA que nasceu na Bahia e já inspira outras regiões. É sobre devolver protagonismo aos jornalistas e reposicionar a profissão para a nova era”, afirma Gabriela de Paula, coordenadora do programa.

O que será apresentado no SXSW

A palestra mostra como uma entidade com sete décadas de história impulsiona inovação com baixo custo e alto impacto, formando profissionais para usar IA generativa e ferramentas digitais em fluxos de apuração, edição e distribuição. A experiência propõe um roteiro de transformação replicável para sindicatos, associações e organizações da sociedade civil em todo o mundo.

Principais aprendizados

-- Como um sindicato no Nordeste do Brasil treinou 300+ jornalistas em IA, reduzindo gaps tecnológicos com métodos de baixo custo e replicáveis

-- Estratégias práticas para descentralizar a inovação em mídia e empoderar profissionais locais por meio de educação

-- Caminhos para instituições tradicionais reinventarem o jornalismo ao integrar IA em modelos de aprendizagem comunitária.