Bahia

Jornalistas elegem representantes no sindicato baiano e para a Fenaj

No Sinjorba, Fernanda Gama assume presidência

Foto: Sinjorba
Chapa "Sinjorba forte, jornalismo forte"
Leia Mais Rápido
Fernanda Gama é eleita presidente do Sinjorba para o triênio 2025-2028, com posse em 25 de agosto. Comissão de Ética e suplentes também foram definidos. Nacionalmente, Samira de Castro foi reeleita na Fenaj, com Moacy Neves como vice. Marjorie Moura liderou votos para a Comissão Nacional de Ética.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba) concluiu nessa quarta-feira (16 de julho) a eleição da nova diretoria e da Comissão de Ética para o triênio 2025-2028. 

A nova diretoria será presidida por Fernanda Gama, atual vice-presidente do sindicato, e terá como vice a jornalista Gabriela de Paula. A posse está agendada para o dia 25 de agosto.

Também foram definidos os membros titulares e suplentes da nova Comissão de Ética do Sinjorba, tendo sido eleitos como titulares:

-- Jaciara Maria Santos Aguiar da Silva – 18% (172 votos)
-- Mônica Dias Bichara – 18% (171 votos)
-- Maria Isabel Santos Borges – 17% (161 votos)
-- Levi Reis Vasconcelos – 16% (151 votos)
-- Nestor Mendes Lima Junior – 13% (124 votos)

Para a suplência, foram eleitos:
-- Cecilia Ana Vásquez Soto – 12% (113 votos)
-- Daniel Thame – 6% (53 votos)

Ao comentar a vitória, Fernanda Gama destacou o compromisso com a categoria. “Essa demonstração de confiança dos colegas me fortalece e reforça ainda mais o meu compromisso com a defesa do jornalismo e dos jornalistas baianos”, afirmou.

No âmbito nacional, os jornalistas reelegeram a jornalista Samira de Castro para a presidência da Federação Nacional-Fenaj. O atual presidente do Sinjorba, Moacy Neves, foi escolhido como 1º vice-presidente da Federação, tornando-se o primeiro jornalista da Bahia a ocupar o cargo.

Moacy ressaltou os eixos principais da gestão que se inicia: o político-institucional, que envolve temas como a regulação das big techs, a criação de um fundo de fomento ao jornalismo, a regulação da inteligência artificial generativa, o enfrentamento à pejotização e a aprovação da PEC do Diploma; o corporativo, que abrange iniciativas como a unificação da data-base, a criação de um piso salarial nacional, a atualização da regulamentação da profissão e o combate à violência contra jornalistas; e o administrativo, voltado à resolução de passivos acumulados pela Fenaj ao longo das últimas décadas.

“Nosso compromisso é fortalecer a Federação para promover as lutas em defesa dos jornalistas e do jornalismo profissional, sempre com responsabilidade, determinação e agilidade”, declarou Moacy.

A jornalista baiana Marjorie Moura fooi eleita para a Comissão Nacional de Ética da Fenaj com 1.346 votos, sendo a mais votada entre os candidatos..