A Seleção Brasileira venceu o Paraguai por 1 a 0, na Neo Química Arena, em São Paulo, na noite desta terça-feira (10 de junho), pela 16ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
O gol do jogo foi marcado por Vinícius Júnior, aos 43 minutos do primeiro tempo, garantindo a primeira vitória de Carlo Ancelotti em casa, além da classificação matemática do Brasil para o Mundial.
A partida também encerrou a sequência invicta de nove jogos dos paraguaios. Desde 2009, o Paraguai havia batido o Brasil apenas uma vez, em setembro de 2024, por 1 a 0.
A Seleção dominou a etapa inicial, com 72% de posse de bola. Aos 11 minutos, Vinícius perdeu boa chance, após assistência de Matheus Cunha. Logo depois, Martinelli cruzou para Cunha, que cabeceou para fora, com o gol aberto.
O único gol saiu aos 43': Raphinha protagonizou a jogada na linha de fundo, Cunha cruzou rasteiro e Vinícius empurrou para as redes. Ainda houve uma chance paraguaia com Cáceres, exigindo defesa de Alisson.
No segundo tempo, o Brasil manteve o controle do jogo. Logo aos 13' da segunda etapa, cruzamento alto de Bruno Guimarães quase resultou em gol, com bola salva em cima da linha por Cáceres. Aos 88’, Raphinha foi derrubado na entrada da área, e Bruno teve chute perigoso defendido por Gatito Fernandez.
Análise técnica
Controle de posse e intensidade: o domínio de Bruno Guimarães e Casemiro no meio permitiu ao Brasil controlar o ritmo, dificultando as transições rápidas paraguaias.
Mobilidade ofensiva: Ancelotti implementou mudanças táticas para aumentar movimentação, especialmente com o trio Martinelli–Vinícius–Raphinha.
Eficiência no ataque: apenas um gol, mas aproveitado no momento certo, eliminando riscos.
Defesa sólida: pela segunda partida consecutiva, o Brasil não sofreu gols, demonstrando progressão defensiva.