Cidade

Encontro em Salvador debate a restauração de corais na Amazônia

Evento acontece de 2 a 6 de junho

A restauração de corais na capital da Amazônia Azul é tema da 1ª Semana Oceânica da Bahia, que terá  atividades em Salvador, Ilha de Maré, Mar Grande e Itaparica.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do preenchimento do formulário online disponível no endereço https://forms.gle/Gkox3BCJwj7sV6muZ, até sábado (31 de maio).

Além de mesas-redondas, a programação do evento inclui palestras e espaço para interação.

A programação será iniciada no dia 2 de junho, no auditório da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), localizado na Av. da França, no bairro do Comércio, em Salvador, a partir das 8h, com uma mesa redonda sobre “A Importância ecológica e econômica da Baía de Todos os Santos e sua gestão”.

O segundo dia do evento (3), acontece na Associação Quilombola, em Ilha de Maré, das 8h às 12h. Denominado como “Momento ciência cidadã”, a roda de conversa “Mar vivo, comunidade forte: Como podemos agir pela conservação marinha?”, trará lideranças femininas comunitárias da Ilha de Maré para dialogar sobre os impactos da conservação marinha no cotidiano da comunidade.

Em seu terceiro dia (4), o evento propõe o Momento Universidade, com um ciclo de palestras sobre “Os desafios e avanços na conservação dos ecossistemas marinhos da Baía de Todos os Santos”.

No quarto e quinto dias de evento (5 e 6), a iniciativa chega à ilha de Itaparica. Na quinta-feira (5), data em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, das 8h às 16h, acontece na sede da ONG Socioambientalista em PRÓ-MAR, em Mar Grande, o Momento Mão na Massa. A programação inclui uma série de ações voltadas à conservação do ecossistema coralíneo com visitação aos berçários de corais instalados no Recife das Pianúnas, passo a passo da produção das sementeiras e troca de experiências sobre restauração.

Dedicado à Educação Ambiental, o quinto e último dia de evento acontece na sexta-feira (06), no auditório da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), um aulão sobre Restauração e Conservação Marinha com exibição do filme Procurando Nemo. Além disso, a equipe da PRÓ-MAR promoverá uma ação de limpeza de praia com a participação de estudantes locais.