Cerca de 500 estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), professores e especialistas do município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, se reuniram no Village Itaparica, para participar de uma roda de conversa dinâmica sobre mudanças climáticas e a degradação ambiental.
Eles discutiram desafios e soluções para a crise climática, trazendo perspectivas acadêmicas, institucionais e vivências práticas.
Os estudantes responderam a um questionário interativo sobre meio ambiente e mudanças climáticas.
No encerramento, construíram um mural coletivo, registrando seus compromissos e propostas para a conservação ambiental.
A iniciativa faz parte do Programa de Educação Ambiental, realizado pela Eindom Empreendimentos Imobiliários - Village Itaparica, em atendimento a Licença Ambiental de Instalação - Nº 3307/2024 e foi realizada em parceria com a Sustentare Desenvolvimento Humano e a Mult Consultoria e Comunicação.
Com carga horária de 4 horas, a atividade foi aberta por Adriana Muniz, gerente da Agenda ASG do Village Itaparica e contou com a presença da diretora de Fiscalização e Licenciamento Ambiental da prefeitura de Vera Cruz, Silene Costa.
O evento contou, ainda, com a participação de especialistas e representantes da comunidade, entre eles o diretor Colégio Municipal Telma Régis de Andrade, Hilton Soares, a professora adjunta da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e coordenadora do grupo de pesquisa Governança para Sustentabilidade e Governança de Baixo Carbono, Andrea Ventura e a doutoranda em Administração com foco em Gestão Social (UFBA) e pesquisadora das áreas de Sustentabilidade e Negócios de Impacto Socioambiental, Larissa Mello.
Também estiveram presentes Zé Brito, pescador da Colônia Z-10 e Chiara Bragagnolo, pós-doutora e pesquisadora da UFBA.