Música

Ana Paula Albuquerque lança álbum 'Tributo aos Tincoãs'

O álbum original foi um marco na música brasileira

Foto: Engels Miranda
Doutoranda em Música pela Unicamp, Ana Paula transita com naturalidade por diferentes estilos

A cantora, compositora e arranjadora maranhense Ana Paula Albuquerque lança dia 29 de janeiro o álbum “Tributo aos Tincoãs”, o terceiro da sua carreira.

O projeto chega em todas as plataformas e presta reverência ao legado do grupo baiano, formado na cidade de Cachoeira, revisitando as 12 faixas do disco Os Tincoãs (1973).

O álbum histórico foi um marco na música brasileira por causa da incorporação das cantigas de candomblé no repertório e nunca foi disponibilizado na íntegra no Spotify ou outros serviços similares de streaming de música.

Capela D’Ajuda, já lançada em single, Obaluaê, Deixa a Gira Girar e Sabiá Roxa são alguns dos destaques do álbum de Ana Paula, com participações especiais que conectam o passado ao presente da música afro-brasileira: Luedji Luna interpreta Lamento das Águas, Zé Manoel dá voz a Obaluaê e Sued Nunes participa de Sabiá Roxa, além de arranjos assinados pelo maestro Ubiratan Marques, da Orquestra Afrosinfônica.

Os arranjos contemporâneos do projeto dialogam os elementos afro-brasileiros já presentes no trabalho do grupo formado por Mateus Aleluia, Dadinho e Heraldo, como a rítmica e as harmonias vocais, com a musicalidade da própria artista, como a linguagem jazzística.

O álbum conta, ainda, com Dinha Dórea, Gab Ferruz e Raquel Monteiro, da Orquestra Afrosinfônica, e vozes de Riane Mascarenhas e Ndembu Tandala, ambas artistas revelação de Cachoeira.

"A realização deste álbum é um gesto de gratidão e reverência aos Tincoãs, em especial a Mateus Aleluia, com quem tenho tido o prazer de trocar experiências e aprender muito ao longo dos anos. Revisitar esse repertório, que inclui músicas consagradas e outras ainda a serem redescobertas, é minha forma de celebrar a enorme contribuição desses cachoeiranos à música brasileira e à cultura afro-baiana”, afirma Ana Paula.

A artista dá voz às releituras do álbum acompanhada por uma banda base formada por Felipe Guedes (bateria), Jordi Amorim (guitarra), Gabi Guedes (percussão) e Marcus Sampaio (baixo). 

Cantora e professora, Ana Paula Albuquerque nasceu no Maranhão, mas ainda no início da adolescência se mudou para Salvador. É praticamente uma baiana nascida em Grajaú (MA).

Ela integra o corpo docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e é fundadora da Escola Baiana de Canto Popular, criada em 2007, hoje um importante polo de formação de talentos no cenário musical baiano.