Bahia

Lavagem de Jauá tem 2 dias de festas (confira a programação)

Religioso e profana se misturam

Foto: Patrick Abreu
A festa é promovida pela Prefeitura de Camaçari

A alegria, fé e tradição desfilaram nos cerca de três quilômetros do cortejo da Lavagem de Jauá em homenagem a Bom Jesus dos Navegantes, santo protetor dos pescadores, neste sábado (1° de fevereiro). 

O contra-mestre, Jorge Pica-pau, do Grupo de Capoeira Aquilombar, levou 21 pessoas para o cortejo. "São alunos oriundos do quilombo de Cordoaria, uma comunidade que tem aqui na zona rural de Camaçari, e parte da comunidade da Gleba H, são dois núcleos que a gente tem de trabalho social. Temos feito esse trabalho com a capoeira, resgatando a cultura local, principalmente do quilombo, que estava um pouco perdida, e contribuindo para que a nossa cultura não seja esquecida", afirmou.

Participaram do trajeto representantes dos grupos Samba de Caboclo de Parafuso, Grão de Areia, Boi Estrela de Barra de Jacuípe, Dança Movimento Ancestral, Procurando Arte, além das charangas Popular de Abrantes e da Fanfarra Municipal Popular de Vila de Abrantes (Fampa). Ao fim, a cantora Jailma Araújo entoou o hino ao Senhor do Bonfim.

Após o cortejo religioso, a festa profana começou na localidade. 

Confira a programação desse domingo (2):

Bloco de rua
-- Enchendo e Derramando
 
Palco Praia
-- Banda SDL
-- Nadja Meireles

Palco Arena
-- Elvis Salgado
-- Beat Brasil
-- Júnior Bahia
-- Filhos de Jorge
-- Sérgio Júnior – O cara da seresta
-- Banda Pagod’art