Bahia

Ilha de Bom Jesus dos Passos registra maior volume de chuva

Confira a previsão do tempo para os próximos dias

Foto: Alberto Oliveira | LEIAMAISba
Salvador também amanheceu sob chuva
Leia Mais Rápido
As chuvas em Salvador superaram 120 mm em 48 horas, ultrapassando a média de janeiro (79,9 mm), devido à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Locais como Ilha de Bom Jesus registraram 123,6 mm. A Defesa Civil alerta para o risco de deslizamentos. A previsão indica chuvas moderadas a fortes até quarta-feira (15).

Segundo dados do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), nas últimas 48 horas foram registrados acumulados de chuva maiores que 120 mm, superando a normal climatológica esperada para o mês de janeiro, que é de 79,9 mm.

Os maiores acumulados de chuva foram registrados nas localidades da Ilha de Bom Jesus dos Passos, com 123,6 mm; Ilha dos Frades, com 92,88 mm e Itapuã, com 89,0 mm.

Como saber se é muita chuva?

A classificação para a intensidade de chuva diária muda, de um lugar para outro, mas no Brasil é comum serem adotadas as seguintes medidas:

-- Chuva fraca: abaixo de 5 mm/h
-- Chuva moderada: entre 5 e 25 mm/h
-- Chuva forte: entre 25,1 e 50 mm/h
-- Chuva muito forte: acima de 50 mm/h

De acordo com o Cemadec, as chuvas são provocadas pela atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que se formou sobre o território da capital baiana.

Sosthenes Macêdo, diretor-geral da Codesal, pediu que a população fique atenta a qualquer sinal de movimentação do solo. “Madrugada de muita chuva em Salvador e nas primeiras horas deste domingo também. O solo agora já está encharcado, e a gente pede a sua atenção. Se observar qualquer cenário de risco, afaste-se imediatamente e disque 199”, disse.

Nas últimas 48 horas foram registradas 80 solicitações por meio do número 199, sendo 29 de ameaças de desabamento e 28 de ameaças de deslizamento de terra.

A Travessia Salvador - Mar Grande foi suspensa às 16h deste domingo, devido às condições de navegação na Baía de Todos-os-Santos, prejudicada por ventos fortes e mar agitado.

A suspensão das operações  ocorreu após recomendação da Capitania dos Portos da Bahia em comunicado feito à Astramab-Associação dos  Transportadores Marítimos da Bahia. 

A travessia estava  operando normalmente desde às 5h da manhã, cumprindo  horários de saída a cada meia hora nos terminais. 

Ainda por causa do mau tempo, a Travessia Salvador-Morro de São Paulo operou neste domingo com conexão em Itaparica. Já as escunas de turismo estão com operações suspensas desde sábado (11).

Previsão do tempo

Entre este domingo (12) e terça-feira (14), a previsão é de céu nublado com chuvas moderadas, por vezes fortes, acompanhadas por raios e trovoadas, a qualquer hora do dia.

Na quarta-feira (15), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas moderadas, a qualquer hora do dia.

Segundo o Inmet-Instituto Nacional de Meteorologia, a maior chance é de chover a qualquer hora do dia no Nordeste, neste domingo.

Há alerta de perigo de chuvas intensas para praticamente todo o estado da Bahia, incluindo a capital Salvador, onde o volume intenso acaba derrubando as temperaturas. A máxima não passa dos 26ºC hoje.

O alerta de perigo se estende para o centro-sul do Piauí, extremo leste do Maranhão e oeste de Pernambuco. Locais onde a chuva pode chegar aos 100 mm por dia e tem risco de deslizamentos de terra e queda de energia. 

Nos demais estados, como Sergipe, Alagoas e Ceará, chove em alguns momentos do dia, mas o sol aparece entre nuvens. Nas cidades litorâneas, as temperaturas máximas devem ficar em torno dos 30ºC.

Recife, João Pessoa e Natal têm previsão de um dia mais firme e ensolarado.