De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), até as 18h deste sábado (11 de janeiro), houve registro de ocorrências em 37 cidades baianas, sendo a maioria com alagamentos.
Em Jaguaquara, as chuvas deixaram pessoas desalojadas e desabrigadas, com um ferido.
A previsão é que as chuvas continuem até esse domingo (12).
Os municípios afetados, até o momento são:
-- Alagoinhas
-- Andorinha
-- Barreiras
-- Boa Vista do Tupim
-- Caém
-- Camaçari
-- Campo Formoso
-- Cansanção
-- Castro Alves
-- Catu
-- Conde
-- Guaratinga
-- Inhambupe
-- Ipiaú
-- Itabuna
-- Itajuipe
-- Itaquara
-- Itatim
-- Itiúba
-- Jacobina
-- Jaguaquara
-- Jaguarari
-- Jiquiriçá
-- Luís Eduardo Magalhães
-- Macururé
-- Maiquinique
-- Maragogipe
-- Morro do Chapéu
-- Pindobaçu
-- Pojuca
-- Rio Real
-- Ruy Barbosa
-- Salvador
-- Santo Amaro
-- Teixeira de Freitas
-- Ubatã
-- Valença
Fortes ventos atingiram o povoado da Matinha, distrito de Feira de Santana, na tarde deste sábado, derrubando quase toda a estrutura do Circo Fênix, liderado pelo Palhaço Percebe.
Alerta
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) alertou para o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e outros transtornos.
A população foi orientada a tomar precauções, evitar áreas de risco e acompanhar atualizações emitidas pelas autoridades competentes. As áreas destacadas no mapa permanecem em alerta e atenção devido à previsão de volumes extremos de precipitação.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) segue monitorando as situações ocasionadas pelas chuvas, na capital e no interior, para agir com rapidez em caso de chamados.
Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado através do 193.
Segundo a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), alguns pontos de atoleiro foram registrados na BA-283, entre Guaratinga e o povoado de São João do Sul, devido às chuvas na sexta-feira (10).
Os serviços de limpeza de pista na rodovia serão iniciados assim que houver a melhoria das condições climáticas da região.
A passagem de veículos no local está normal, porém o motorista deve trafegar com atenção.
Previsão do tempo
Para o domingo, a previsão aponta que uma umidade que vem da Amazônia em direção ao oceano deve influenciar as condições atmosféricas, mantendo o tempo instável em todo o estado, com condições favoráveis para chuvas fraca a moderada.
No Recôncavo, Nordeste e partes do Sul, o céu deve ficar parcialmente nublado com períodos de chuvas fraca.
Nas demais regiões, o céu deve permanecer nublado.
Em Salvador e região metropolitana, o cenário permanece com chuvas moderadas intermitentes e temperaturas entre 25°C e 31°C.