Esportes

Vôlei: Cruzeiro bate italiano e é pentacampeão mundial de clubes

O Mundial reuniu oito times de elite do vôlei

Os brasileiros bateram os italianos por 3 sets a 1
Leia Mais Rápido
O Sada Cruzeiro venceu o Trentino por 3 sets a 1, conquistando o pentacampeonato do Mundial de Clubes de Vôlei. Wallace foi destaque como MVP, com 108 pontos no torneio. O time celeste teve mais três premiados: Lucão, Matheus Brasília e Alexandre Elias. O torneio reuniu oito equipes de elite em Uberlândia.

O Sada Cruzeiro conquistou o pentacampeonato do Mundial de Clubes de Vôlei ao vencer o Trentino, time italiano que até esse domingo (15 de dezembro) era o único campeão do torneio com cinco títulos.

Os brasileiros bateram os italianos por 3 sets a 1 (parciais de 25/22, 20/25, 25/16 e 25/22) diante de mais de 8 mil torcedores nas arquibancadas da Arena Sabiazinho, em Uberlândia (MG).

Foi a segunda vitória do time celeste contra a equipe europeia: na fase de grupos, o Cruzeiro já havia vencido de virada o time italiano no tie-break, por 3 sets a 2.

No embate de gigantes do vôlei mundial, quem mais pontuou em quadra foram Wallace (oposto do Cruzeiro) e Alessandro Michieletto (ponteiro do Trentino). O brasileiro foi o melhor com 23 pontos, contra 21 do italiano.

A campanha do time celeste no Mundial começou pela fase de grupos: terminou na segunda posição da Chave B, ao somar duas vitórias (contra o argentino Ciudad Volley e o italiano Trentino) e uma derrota (para o time iraniano Shahdab). Na semifinal, os brasileiros derrotaram os iranianos do Fooland Sirjan e avançaram à final.

O Mundial reuniu oito times de elite do vôlei mundial. Além do Cruzeiro, o Brasil foi representado pelo dono da , o Praia Clube, que parou na fase de grupos.

Ao final da competição, a Federação Internaconal de Voleyball (Volleyball World, em inglês) premiou os melhores jogadores da competição. Wallace foi escolhido como atleta mais valioso (Most Valuable Player-MVP na sigla em inglês) na posição de oposto. Ao longo da competição, Wallace não só marcou 108 pontos, como foi o jogador que mais somou pontos no ataque (97) e também nos aces (sete).

Os outros três premiados do time celeste pela World Volleybal foram Lucão (melhor central), Alexandre Elias (melhor líbero) e Matheus Brasília (melhor levantador).

Melhores do Mundial de Clubes 2024

-- MVP: Wallace (Cruzeiro)
-- Melhor oposto: Wallace (Cruzeiro)
-- Melhores ponteiros: Alessandro Michieletto (Trentino) e Alireza Abdolhamidi (Foolad Sirjan)
-- Melhores centrais: Lucão (Cruzeiro) e Marco Pellacani (Trentino)
-- Melhor levantador: Matheus Brasília (Cruzeiro)
-- Melhor líbero: Alexandre Elias (Cruzeiro)