Os dados dos chamados “destinos surpreendentes” foram divulgados pela Preply, plataforma especialista em idiomas, que ouviu 500 brasileiros e 400 portugueses residentes em todas as regiões do Brasil e de Portugal.
Principais conclusões:
-- 8 em cada 10 brasileiros e portugueses viajaram ao menos uma vez em 2024
-- Visitar outras regiões este ano ajudou os turistas de ambos os países a reduzirem o próprio estresse
-- No Brasil, São Paulo, Bahia e Minas são os estados que mais surpreenderam os brasileiros no ano
-- Em Portugal, Porto, Aveiro e Braga foram eleitos os destinos mais surpreendentes
-- Tanto portugueses quanto brasileiros pretendem visitar mais cidades históricas e praias paradisíacas em 2025
Para mais de 60% dos brasileiros e portugueses, viver boas experiências como viajantes em 2024 reduziu seus níveis de estresse. Admitiram, também, ter se tornado pessoas com mais conhecimento cultural (47,8%), autoconfiança (25,5%) e proximidade com seus relacionamentos pessoais (52,9%) graças aos dias fora de casa.
Segundo a maioria dos entrevistados, a preparação das viagens levou em conta plataformas de reservas online, como o Booking e Airbnb (49,3% no Brasil e 65,4% em Portugal), além de redes sociais (37,3% e 23,5%, respectivamente), que os ajudaram a colher dicas e contornar possíveis imprevistos.
48,2% dos brasileiros entrevistados compartilharam ter a meta principal de viajar para o exterior, parcela ainda mais considerável se analisadas as respostas dos turistas portugueses com o mesmo objetivo (84,5%).
A maioria dos ouvidos espera embarcar rumo a praias paradisíacas (54,2% no Brasil e 55,4% em Portugal), bem como cidades históricas (37,6% e 55,6%).