Bahia / Cidade

Chuvas deixam Salvador e mais 4 cidades da Bahia em emergência

Ribeira do Pombal, Wanderley e Gandu também tiveram estado de emergência decretado

Foto: Alberto Oliveira | LEIAMAISba
Salvador teve alagamentos e desabamentos
Leia Mais Rápido
As chuvas em Salvador e municípios baianos causaram deslizamentos, desabamentos e desalojamentos. Em Saramandaia, uma criança foi resgatada e levada ao hospital. Gandu e outros municípios decretaram emergência, com centenas de pessoas afetadas. Rodovias tiveram trechos liberados e reparos seguem em andamento.

3 pessoas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros, nessa quarta-feira (27 de novembro), em Salvador e quatro municípios.

Na capital, o Colégio Marinha Tavares, no bairro de Saramandaia, foi transformado em um ponto de apoio. No mesmo bairro, equipes do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) realizaram o resgate de uma criança e a transportaram para o Hospital do Subúrbio. Na Barroquinha, um desabamento parcial de um prédio comercial também mobilizou as equipes de emergência.

O mês de novembro já registra volumes de chuva muito acima da média histórica de 108mm, com algumas áreas ultrapassando 319mm – de cordo com a Codesal, é o novembro mais chuvoso da cidade em 61 anos. 

Como saber se é muita chuva?

A classificação para a intensidade de chuva diária muda, de um lugar para outro, mas no Brasil é comum serem adotadas as seguintes medidas:

-- Chuva fraca: abaixo de 5 mm/h
-- Chuva moderada: entre 5 e 25 mm/h
-- Chuva forte: entre 25,1 e 50 mm/h
-- Chuva muito forte: acima de 50 mm/h

Segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec/Codesal), foram registrados volumes de chuva ainda acima dos 400mm nas seguintes localidades:
--  San Martin (463,0mm)
--  Retiro (445,4mm)
--  Marechal Rondon (440,0mm)
--  Boa Vista de São Caetano (439,8mm)
--  Pau Miúdo (438,2mm)
--  Mata Escura (433,0mm)
--  Bom Juá (430,8mm)
--  Uruguai (427,8mm)
--  Saramandaia (418,6mm)
--  Calçada (415,4mm)

Interior do Estado

Além de Salvador, Ribeira do Pombal, Wanderley e Gandu decretaram estado de emergência. Em Gandu, o registro é de 64 desalojados, sete desabrigados, 50 feridos e mais de 300 pessoas afetadas. Em Wenceslau Guimarães, 23 pessoas foram desalojadas e 240 sofreram os impactos das chuvas.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra-BA), a situação das rodovias baianas está sendo monitorada desde o início do período crítico das chuvas. Ocorrências como o deslizamento de terra com queda de árvores na BA-528, próximo ao Parque do Derba, já foram solucionadas, com o tráfego totalmente liberado. Na BA-245, entre Ibitiara e Ibipitanga, os reparos na área afetada estão em andamento e devem ser concluídos até a primeira quinzena de dezembro.

Policiais militares do Grupamento Aéreo (Graer) socorreram um menino de 6 anos no bairro de Saramandaia, em Salvador, até o Hospital do Subúrbio, após um deslizamento de terra ocasionado pela forte chuva na manhã desta quarta-feira (27). O menino foi retirado dos escombros com vida, porém precisava de atendimento hospitalar.  

Por volta de meio-dia a equipe do Graer foi acionada para realizar o transporte de quatro vítimas de desabamento habitacional na região de Pernambués. Ao chegar ao local, a tripulação que estava no helicóptero visualizou quatro ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), que aguardavam o pouso da aeronave ao lado de um campo de futebol, porém a grande quantidade de fios de alta tensão sobre o campo não oferecia condições de pouso. 

O helicóptero conseguiu pousar no pátio do Detran e socorrer uma das vítimas, um menino de 6 anos, que estava inconsciente com fratura de pélvis e hemorragia. A vítima foi levada, junto a um médico do Samu, para o Hospital do Subúrbio, onde seria possível um atendimento médico hospitalar mais adequado. As demais vítimas foram levadas por ambulâncias. 

Escolas municipais de Salvador estão atendendo os desabrigados. 

Locais dos acolhimentos provisórios:

-- Bom Juá: Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães

-- Voluntários da Pátria: Escola Municipal Professora Eufrosina Miranda

-- Baixa do Cacau: Escola Municipal Coração de Jesus

-- Vila Picasso: Escola Municipal Carvalho Guedes

-- Calabetão: Escola Municipal Leovícia Andrade

-- Bosque Real: Escola Municipal Roberto Correia

-- Olaria: Escola Municipal Afrânio Peixoto

-- Moscou: Escola Municipal de Castelo Branco

-- Irmã Dulce: Escola Municipal Irmã Dulce

-- Saramandaia: Escola Municipal Mariza Baqueiro e Escola Municipal Risoleta Neves

-- Mamede: Escola Municipal Santa Terezinha

Deputado critica Prefeitura

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) criticou a prefeitura de Salvador pelos alagamentos, que tomaram conta de diversos bairros, e deslizamento de terra depois das fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. O parlamentar apontou falta de ações efetivas da prefeitura para lidar com os pontos críticos de drenagem e contenção de encostas na capital. 

O deputado também se solidarizou com as vítimas das chuvas, lamentando as perdas humanas e materiais.