Veículos

BYD: mais de 70 profissionais da Bahia vão para fábrica na China

Eles participarão de intercâmbio durante quase dois meses

Foto: BYD
O grupo é formado por profissionais treinados pelo Senai

Colaboradores da fábrica da BYD de Camaçari, na Bahia embarcam, nesta segunda-feira (28 de outubro), para Shenzhen, na China, onde passarão por treinamento e irão conhecer aprodução de automóveis eletrificados da fabricante líder mundial em vendas.

O objetivo é aproximar os trabalhadores dos dois países para que troquem experiências, promovendo maior interação entre a BYD Brasil e BYD China. Durante quase dois meses de imersão, eles ainda passarão pelas cidades de Zheng Zhou e Xian.

A turma é composta por mais de 70 profissionais, sendo 35 colaboradores aprovados no curso de aperfeiçoamento profissional em operação automotiva oferecido pelo Senai, em parceria com a BYD.

Também irão líderes de produção recém-contratados, professores do Senai e tradutores.

Quase todos os contratados do grupo são baianos, sendo a maioria de Camaçari, onde está sendo construída a maior fábrica da companhia fora da Ásia.

"Acreditamos ser muito importante essa troca de experiências e conhecimentos entre as equipes do Brasil e China. Os colaboradores da BYD de Camaçari estão indo para serem os futuros multiplicadores para a cadeia de produção de veículos elétricos. Os profissionais chineses também irão absorver conhecimento a partir das experiências dos profissionais brasileiros em produzir carros. É um intercâmbio em que todos sairão com muita experiência para continuar fazendo a diferença no mercado", ressaltou o gerente sênior de Recursos Humanos da BYD Auto do Brasil, Rodrigo Rosseto.

Durante o intercâmbio, esse grupo participará, ainda, dos cursos de ‘Supervisão de Montagem e Qualidade em Processos Automotivos’ e de ‘Manutenção de Sistemas Industriais’.

Os profissionais passaram por um treinamento de capacitação inicial para líderes e técnicos, que teve carga horária total de 44 horas. O curso contou com um time de instrutores, entre especialistas da área de Recursos Humanos, Processo Industrial e de Projetos.

Outros profissionais da BYD já haviam embarcado para o país asiático, em agosto. Integraram a primeira turma 22 especialistas, entre engenheiros e líderes das áreas de qualidade, processos, planejamento, logística e armazenamento, sendo 19 baianos, um piauiense, um paulista e um mexicano.

A primeira fase das obras do complexo da BYD Auto Camaçari está em andamento, com a construção de quase 30 novas instalações, que incluem galpões de produção, pista de testes e outras estruturas, totalizando uma área de aproximadamente 5 milhões de metros quadrados.

O investimento previsto é de R$ 5,5 bilhões. A produção completa dos carros na Bahia deve começar em 2025, e terá capacidade instalada de 150 mil veículos por ano, na primeira fase de implantação, podendo chegar a 300 mil veículos numa segunda etapa.