A unidade, gerida pelo Einstein e 100% SUS, conta com 212 leitos e realizou mais de 2.300 cirurgias em cinco meses de funcionamento, além de ter disponibilizado 2.285 vagas para a regulação de urgências do Estado.
Além disso, a unidade é referência pelas práticas de humanização implementadas na assistência, como a implementação da terapia com animais, com a chegada da “cãoterapeuta” Lola; pela adoção de tecnologias, com a aquisição dos óculos de realidade virtual para auxílio no tratamento e reabilitação dos pacientes; e pela formação e capacitação de profissionais, a exemplo do programa de residência médica do Estado, que é coordenado pelo Einstein e conta com a participação de 22 residentes que buscam especialização na área.
“Ser o maior hospital ortopédico do país demonstra a grandiosidade desse projeto e a sua importância para o Estado. Mas vale destacar que, para além do número de leitos, o nosso compromisso é com o acesso da população à um atendimento seguro e de qualidade, que promova bons desfechos e tenha um impacto positivo na qualidade de vida dos pacientes”, destaca Roger Monteiro, diretor do Hospital Ortopédico do Estado da Bahia.
De março até o final de agosto, a unidade realizou 35.954 atendimentos, 20.978 exames e 59 mil exames laboratoriais. Com uma média de 40 cirurgias por dia, sendo 5 com uso de OPME (órtese, prótese e materiais especiais), o hospital já é o que mais realiza o procedimento no Estado.
Inaugurado em 4 de março de 2024, o Hospital Ortopédico do Estado fica no bairro do Cabula, em Salvador, oferecendo serviços ambulatoriais e hospitalares 100% regulados, referenciados pela Central Estadual de Regulação nas situações de Urgência e Emergência, e pelo Sistema de Regulação Ambulatorial em casos eletivos.
Além de 13 salas cirúrgicas, o hospital possui ressonância magnética, tomografia, ultrassom, raio-x e uma piscina aquecida para fisioterapia aquática.